Leia o Rótulo: Nails Inc Paint Can

ANÚNCIO

Sim! Vamos falar sobre o esmalte em spray que vem despertando curiosidade desde seu lançamento em Novembro de 2015: o Paint Can da Nails Inc.

Antes é preciso entender a composição genérica dos esmaltes que já conhecemos. Um esmalte comum compõe-se de aproximadamente 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e outros agentes. Em geral eles são compostos por:

  • Solventes: solubilizam os componentes da formulação e, após a aplicação, devem evaporar para que uma película colorida se forme sobre as unhas. Assim, são capazes de influenciar o tempo de secagem, a facilidade na aplicação e também a fluidez do esmalte. Exemplos de solventes incluem: acetato etílico (ethyl acetate), acetato butílico (butyl acetate) e álcool (alcohol), dentre outros.
  • Formadores de película: responsáveis por formar o filme liso que cobre as unhas. O exemplo mais recorrente é a nitrocelulose.
  • Resinas: proporcionam a aderência da película à superfície da unha, além de conferir brilho, resistência e durabilidade a ela.
  • Plastificantes: ajudam a manter o esmalte flexível, reduzindo suas chances de rachar/quebrar. Desta forma, também são responsáveis pela resistência, aderência e durabilidade. Plastificantes muito comuns são a cânfora (camphor), muito usada em produtos importados, e o dibutilftalato (dibutyl phthalate – DBP), bastante utilizado aqui no Brasil.
  • Corantes: dão cor aos esmaltes, assim podem ser utilizados sozinhos ou como uma mistura de corantes.
  • Agentes de suspensão: auxiliam a manter os corantes suspensos na formulação, sem que decantem no fundo do vidro. Desta forma, o produto apresenta cor uniforme desde o momento da compra até o momento em que acaba.

Agora sim podemos analisar a formulação dos esmaltes em spray!

Paint Can Mayfair Lane.
Foto: Divulgação / Nails Inc.

A primeira e principal diferença é o uso de um éter (dimethyl ether) como solvente, enquanto esmaltes tradicionais fazem uso de ésteres e álcoois majoritariamente. Sob pressão atmosférica, o ponto de ebulição do éter é menor que o do álcool e assim sua pressão de vapor é maior e ele é mais volátil (ou seja, evapora mais rápido). Assim como nos esmaltes tradicionais, o uso de do éster acetato de etila (ethyl acetate) também é expressivo, uma vez que este é o principal substituinte da acetona por ser (possivelmente) menos prejudicial às unhas e cutículas. Sua presença na formulação é fundamental para solubilizar os demais componentes mesmo que sua volatilidade seja sendo relativamente pouco expressiva.

O corante utilizado (no caso do esmalte prateado “Schoreditch Lane” por exemplo) foi o CI 77000 (Aluminum Powder). Ele é comumente utilizado em produtos cosméticos (de maquiagens a esmaltes) e seu tamanho micrométrico torna possível fazer parte de uma formulação a ser dispersa em forma de spray. Além disso, o tamanho também favorece alto brilho e o efeito brilhante, além de estabilidade na aplicação de várias camadas.

O polímero utilizado (“Acrylates Copolymer”) tem como função conferir elasticidade à formulação e consequentemente resistência à quebra, assim como os plastificantes dos esmaltes tradicionais.

Por fim, o último componente da formulação é a sílica, pó fino que age como agente suspensor impedindo que as partículas de pigmento se depositem no fundo da embalagem, aumenta a cobertura da camada de esmalte e, por ser branca, ajuda a refletir a cor do pigmento.

De tudo isso, concluímos que o Paint Can é basicamente um corante em forma de spray. E qual a diferença para um esmalte tradicional? A aderência!

O produto sozinho não é capaz de conferir aderência. Esta é a razão pela qual ele é removido com água e sabonete, sem uso de acetona. Também por isso as instruções de uso recomendam que se aplique uma camada de base (que é como um esmalte sem cor) antes da aplicação do produto, ou seja, onde a base foi aplicada o produto vai ficar aderido. Para maior duração, recomenda-se uso de top coat por cima na aplicação do Paint Can.

Entendido tudo isso, vamos aos apelos. No site oficial da marca, promete-se o fim da perda de tempo com o cuidado das unhas. A Nails Inc garante que o produto é a forma mais rápida de se ter as unhas esmaltadas com perfeição, sem necessidade de habilidades especiais, ou seja, o produto é rápido e fácil de aplicar como perfume. Será?

É óbvio que habilidade mínima é requerida, afinal pintar apenas as unhas e não a casa toda me parece exigir sim certa habilidade. Além disso, é necessário que se aplique a base, espere secar, aplique o esmalte em spray, espere secar mais uma vez, aplique o top coat, espere secar uma vez mais, lave as mãos até que todo o resíduo de produto seja removido. Só para ler o passo a passo você já levou algum tempo, então não parece tão rápido assim executar cada etapa, certo?! Que tal assistir ao vídeo promocional e ver se parece mais simples? Claro que é sim mais prático e rápido que um esmalte comum e que a ideia é revolucionária, especialmente com as atuais jornadas múltiplas de trabalho, mas talvez não seja tão simples quanto aplicar um perfume.

Exemplo de uso Paint Can.
Foto: Divulgação / Nails Inc.

Além disso, existem pontos a serem melhorados.

O primeiro e mais enfático deles é a reclamação constante entre as pessoas que já fizeram uso do produto sobre o fato de se espalhar facilmente por todo o ambiente onde foi utilizado. Isso se deve ao tamanho reduzido das partículas do corante e também à alta volatilidade do solvente (éter) do spray.

Além disso, empolgadas demais, muitas pessoas fizeram uso errôneo do produto. Já que ele faz parte de um processo de várias etapas, seria conveniente que todas estas etapas estivessem claramente descritas nas instruções de uso para que as pessoas não se sentissem frustradas com o desempenho obtido e sim obtivessem a melhor performance possível do produto.

Por fim, é válido salientar que o produto tem pouco tempo de lançamento. De Novembro de 2015 até hoje, a marca já agregou mais uma cor às cores disponíveis (inicialmente estavam disponíveis apenas Shoreditch Lane e Hoxton Market) e está saindo da Inglaterra (país de origem da marca).

Às brasileiras, a boa notícia é que o produto deve chegar por aqui na primavera deste ano e só então poderemos saciar nossa curiosidade e termos nossa própria opinião.

ANÚNCIO

2 Comentários em "Leia o Rótulo: Nails Inc Paint Can"

  1. Obrigada Gisely Spósito por sua pesquisa. Gostei bastante das orientações. Esse produto eu tinha visto a propaganda pelo facebook e pedi a gentileza de Gustavo Freire Boaventura, amigo de longa data , para me orientar. E ele me presenteou com sua pesquisa. Agradeço a atenção dos dois profissionais de ponta . Abraços

    • Cosmética em Foco | 15 de abril de 2016 at 22:40 |

      Obrigado a você, Maria Amélia, pela sugestão de tema e pelas belas palavras! Ficamos felizes de ser úteis e aceitamos novas sugestões. Abraços de toda a equipe.

Comments are closed.