Novidades da FCE Cosmetique 2017

ANÚNCIO

Se tivesse que resumir a experiência na FCE Cosmetique 2017 em poucas palavras seria bem difícil. Ainda bem que tenho muito espaço para isso aqui (se prepara que tem textão e não é eufemismo). Primeiramente, a feira estava mais compacta, com menos stands de matérias-primas (que é sempre o meu objetivo principal). Isso não significa que estava menos rica em informação! Primeiramente porque, como era no passado, não foi necessário dividir a atenção entre os stands dos fabricantes e de seus distribuidores. Sim, estava bastante comum o fabricante e o distribuidor apresentarem as mesmas novidades. Assim, foi enriquecedor ver mais associações de ingredientes.

A grande maioria dos fornecedores presentes na feira apresentou tendências e texturas. Para ser bastante sincero, não me lembro de ter visto nenhum lançamento de matéria-prima. Também não acho que isso diminui a força do que foi apresentado. Em tempos de crise, muito mais do que buscar novos ingredientes e aumentar os gastos com estoques, as empresas buscam otimizar o portfólio de ingredientes já aprovados. Para mim foi essa a maior contribuição da FCE Cosmetique 2017.

Segundo Rodrigo Afonso, Business Manager da NürnbergMesse Brasil, “reunimos na FCE Cosmetique toda cadeia cosmética, o que nos torna um espelho do mercado. Ver o aquecimento da economia brasileira nos traz a certeza da realização de um grande evento em 2017”.

Novidades de matérias-primas apresentadas na FCE Cosmetique 2017

O estande quantiQ estava fisicamente na FCE Pharma, mas apresentou para os clientes de Cosméticos formas de aplicar os ingredientes da família Olivem em diferentes produtos. A Gerente de de Aromas & Fragrâncias, Cosméticos e Farma, Regina Oliveira, declarou que participar de eventos como a FCE Pharma e FCE Cosmetique é “a oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos clientes, apresentar nossas soluções e identificar novas tendências da indústria”.

O lounge da Basf no mezanino foi o espaço para a apresentação de suas tecnologias para inspirar os clientes. Entre os ingredientes apresentados estavam o Collalift 18, um extrato de casca de mogno africano que tem efeito lifting, estimulando a síntese de colágeno XVIII. O Cetiol 4 All é um emoliente que promete sensorial de nutrição e hidratação. Também foram apresentadas as proteínas Nutrilan Keratin LM e Gluadin Kera-P LM, ambas para aplicação em produtos capilares e com certificação Halal.

Também com o estande localizado na FCE Pharma, a Merck apresentou aos clientes do setor cosmético os dois novos pigmentos do portfólio de prateados Ronastar Frozen Jewel e Ronastar Royal Sparks, bem como o ativo repelente indicado para uso em produtos para gestantes, bebês e pessoas com pele sensível, IR3535 (saiba mais sobre o IR3535). Para completar, a multinacional alemã apresentou também adjuvantes para efeito soft focus em produtos de fotoproteção e aumentar eficácia de FPS.

A Dow não estava presente efetivamente nesta edição da FCE Cosmetique 2017, mas suas soluções foram apresentadas no estande da Univar com os silicones Dow Corning CE-8411 Smooth Plus Emulsion e CE-7081 Smart Style. No lounge da AQIA o espessante de fase oleosa Ethocel, os espessantes de fase aquosa Aculyn e o emoliente Ucon Fluid Ap foram os destaques da Dow.

Destaque para o lounge da AQIA, que apresentou um circuito sensorial com seu amplo portifólio de ingredientes e suas aplicações em diferentes categorias de produtos. Também foi possível assistir palestras com tendências de mercado da Mintel. Chamo atenção especial à quantidade de soluções que eles apresentam em ingredientes extraídos do café, que vão muito além de apenas um extrato de café verde ou de cafeína anidra.

A Chemyunion estava no mezanino com um lounge repleto de tendências globais. Entre os ativos apresentados estão o GoBlond, ativo indicado para proteger os cabelos durante processos de alisamento e coloração. Também o Sensoveil Sil, que é uma alternativa aos silicones em sensorial. Para os cuidados da pele, o destaque é o Revinage, ativo de tecnologia verde indicado para combater o envelhecimento cutâneo. Para o CEO Marcelo Golino, “buscamos criar produtos com robusta base científica, alinhados às tendências de mercado, apresentando sempre vantagens competitivas frente às opções disponíveis. Isto abrange produtos de alta performance, seguros e competitivos dentro da realidade nacional”.

Lipbalm apresentado pela Cosmotec durante FCE Cosmetique 2017.

Lipbalm apresentado pela Cosmotec.

A Cosmotec convidou os visitantes da FCE Cosmetique 2017 a celebrarem o futuro com novas texturas e a presença de especialistas de suas representadas Elementis, Evonik, Interpolymer, Momentive e Rhan. A ideia era propor soluções para um futuro fascinante e especial que só a cosmética pode proporcionar, mas sem deixar de lado a responsabilidade socioambiental.

A Brenntag trouxe para a FCE Cosmetique 2017 matérias-primas para produtos de cuidados para homens, produtos para cachos, cosméticos naturais e active beauty (para quem pratica atividades físicas). Entre os destaques, apresentaram o Kopulan, um bipolímero formador de filme que promove o efeito lifting para em BB Cream, máscara para cílios e máscaras anti-age, entre outras. A linha vegelight é uma exclusiva linha verde que tem características como toque seco e textura leve. O Koptrizon é um filtro solar de proteção UV-B de amplo espectro que possibilita reduzir a quantidade de filtros presentes na formulação.

Novidades de embalagem e rotulagem apresentadas na FCE Cosmetique 2017

Cosméticos não são apenas matérias-primas e produtos. Além dos equipamentos (que geralmente estão presentes na FCE Pharma), também há que se olhar atentamente para embalagem e rótulo dos produtos. Os visitantes dessa edição puderam visitas estandes de empresas em todas as etapas da cadeia. Veja abaixo alguns dos fornecedores de embalagem e rótulo para cosméticos.

A Antilhas apresentou uma nova tecnologia de impressão em verniz holográfico, que permite manter o valor agregado ao produto com menor impacto ao meio ambiente. A empresa oferece soluções para estrutura design e acabamentos com efeitos nas embalagens, como holografia 3D, microteturas em hotstampimg, visor 360 graus e texturas em papel cartão, por exemplo.

O Grupo Adhespack, que desenvolve e cria ferramentas de marketing interativo para seus clientes, apresentou o Digital Sampling, tecnologia para o marketing interativo baseada no conceito do omnichannel: por meio de um aplicativo, o sampling disponibiliza tutoriais, composição, preços, entre outros itens fundamentais. Além disso, o dispositivo coleta dados que permitem elaborar um perfil mais preciso do consumidor e, com isso, traçar estratégias de marketing direcionadas e personalizadas.

Fornecedora mundial de embalagens, a Bemis atua nos segmentos de embalagens cartonadas, flexíveis, laminadas, rígidas e rótulos. Na FCE Cosmetique 2017, a empresa apresentou as tendências de embalagens desenvolvidas especialmente para cosméticos e higiene pessoal. A embalagem SilverGlam, por exemplo, possui barreira à luz, oxigênio e vapor d’água, além de ter memória do material. Outra novidade foi o Stick Pack, embalagem ideal para dose única, que comporta produtos secos e líquidos, com sistema de abertura easy open (abertura fácil). “Como atendemos tanto o setor de cosméticos como o de fármacos, a FCE acaba sendo uma grande oportunidade de rever clientes, fazer contatos com prospects, além de mostrar as tecnologias da Bemis disponíveis no mercado e as tendências de embalagens”, é o que afirma Antonio Ponce, gerente de Marketing de Produtos de Consumo da Bemis.

Atendimento no estande da Bemis na FCE Cosmetique 2017.

Atendimento no estande da Bemis.

Além de embalagens e displays em papel cartão e ondulado, com formatos variados e acabamentos diferenciados para cada tipo de necessidade, a Box Print expôs a evolução de uma ferramenta de apresentação com realidade ampliada voltada para o desenvolvimento de embalagens e displays.

Produtora de bisnagas plásticas e tampas injetadas para os segmentos cosmético e farmacêutico, entre outros setores industriais, a Globoplast apresentou na FCE Cosmetique 2017 embalagens que geram impacto positivo nos produtos dos clientes. A empresa oferece bisnagas com estrutura monocamada e coex, decoradas em até seis cores em offset, além da aplicação de silk‑screen e hot-stamping. Também oferece aplicação de Braille diretamente nas bisnagas.

Produtora de rótulos autoadesivos para decoração de embalagens, a Grif apresentou um catálogo completo dos seus produtos impressos. As tecnologias da Grif permitem a combinação de vários sistemas de impressão como flexografia, serigrafia, hot stamping, vernizes especiais, o que confere um visual diferenciado ao rótulo.

A Scamplastic participou da FCE Cosmetique 2017 para entender melhor as necessidade de seus clientes. Além das  tampas Flip-Top Ø35 e Ø50, a empresa levará a Flip-Top Ø40 e mais opções de furos para toda a linha. A empresa também trabalha com as tampas Stand-up; tampa cônica e a tampa porto para atender o mercado na linha de bisnaga plástica e alumínio.

Desde 1986 produzindo rótulos e etiquetas adesivas, a SoftColor expôs sua gama de produtos como rótulos e etiquetas para identificação de ampolas; rótulos e lacres de segurança, rastreabilidade, raspadinha, rótulos bula e a novidade termoencolhível.

A Spiltag lançou na FCE Cosmetique 2017 as embalagens em PET PCR recicladas, além da serigrafia fluorescente, uma inovação no mercado brasileiro!

Por último, mas não menos importante, a Zandei levou suas novidades em embalagens, como a Linha Profissional e a Linha Safira.