Polêmica com novas embalagens de Dove no Reino Unido

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Há alguns dias a Dove relançou as embalagens de um body wash em diferentes tamanhos e formatos no Reino Unido em uma campanha de marketing da marca. Se o objetivo era causar buzz, eles acertaram em cheio!

As novas embalagens de Dove Body Wash

Como comemoração dos 60 anos da marca, foram lançadas 6 novas embalagens do Dove Body Wash em edições limitadas. Conforme a imagem abaixo, as embalagens têm diferentes formatos e tamanhos.

Embalagens de Dove Body Wash lançadas no Reino Unido

Edição limitada das embalagens de Dove Body Wash no Reino Unido.
Foto: Dove.com / Divulgação.

 

A marca possui uma explicação para essa ação. Segundo consta em seu site [tradução nossa] “cada versão de beleza de uma mulher é diferente e essas diferenças existem para serem celebradas. É disso que se trata a real beleza – as coisas únicas que nos torna diferentes uns dos outros e nos faz ser únicos. Temos defendido esta versão da beleza nos últimos 60 anos e comemoramos diversas mulheres em nossas inovadoras campanhas pela real beleza. Mas queríamos trazer isso à vida por meio de nossos produtos também. É por isso que criamos em edição limitada uma gama de Dove Body Washes, projetada para mostrar como a beleza é diversa e a diversidade é linda.”

As diferentes formas das embalagens de Dove Body Wash foram projetadas para para serem parecidas com as diferentes formas do corpo feminino. Algumas são altas, outras baixas, outras finas e outras mais largas. A ideia era que as mulheres pudessem comprar a forma de frasco com a qual se identificasse​. De acordo com seu corpo, você escolheria o frasco que lhe representa.

A marca declarou: “cada frasco evoca as formas, tamanhos, curvas e bordas que se combinam para fazer cada mulher sua própria edição limitada. Eles são únicos – assim como você. Mas às vezes todos precisamos ser lembrados disso.”

No entanto, a reação do público no twitter não foi lá tão positiva quanto o esperado.

A opinião também vem em diversas formas e tamanhos

O lançamento das novas embalagens no Reino Unido vem sendo criticada por alguns consumidores no Twitter, que vem espalhando memes e críticas de sua reprovação.

De acordo com o Twitter Moments: “as últimas embalagens de Dove estão deixando as pessoas confusas sobre seus corpos.”


No tuíte abaixo, a usuária comenta: “eu me amo obrigada”.

A usuária abaixo sugere uma nova embalagem para Dove: “acho que vocês esqueceram esse tipo de corpo”.

Esse aqui manda o recado: “Eu encontrei a forma de garrafa que se correlaciona mais estreitamente com o meu corpo. obrigado Dove!”

Esse meme associa o formato dos frascos aos formatos dos corpos dos personagens do vídeo game.

Não dá para saber se o comentário abaixo é sincero ou irônico, mas ela diz: “As pessoas são tão sensíveis. Eu pessoalmente gosto do gordinho baixinho.”

Há muitos outros comentários no twitter e a cada momento aparecem novos.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Estamos em um momento em que tudo é problematizado e as ações de comunicação integrada devem ser cada vez mais delicadamente elaboradas. É importante balancear as opiniões e não ser nem tão crítico e nem tão defensor da ideia. Como você enxerga essa ação de Dove? Oferecer o mesmo produto em diferentes formatos de embalagens foi uma boa estratégia? Associar essas formas a corpos femininos é positivo ou negativo em sua opinião? Os corpos não são mesmo diferentes uns dos outros? Se a consumidora tem orgulho do próprio corpo, porque se sentiria constrangida de escolher uma embalagem semelhante (vamos dar a liberdade artística ao design, não estamos falando de frascos de perfume Jean Paul Galtier)?

Houve comentários de que todas as formas e tamanhos em uma única cor seria indício de exclusão de tantos outros consumidores que não têm a pele branca como a da embalagem (na verdade arrisco dizer que nenhuma pele é tão branca quanto uma embalagem de Dove).

O real resultado da campanha será demonstrado na vendas dessas embalagens promocionais. Será que todas venderão na mesma quantidade ou alguma será mais aceita que as outras? Será que as consumidoras inglesas preferirão a embalagem que mais se assemelha ao atual frasco do produto. Aliás, o mais importante é a embalagem de Dove Body Wash ou o produto e o resultado de hidratação prometido?

Há especialistas de marketing que afirmam categoricamente que mesmo os comentários negativos ajudam positivamente nos negócios (se a marca tiver uma boa ação na comunicação de crise). Toda essa polêmica ajuda a divulgar os frascos temporários e leva muitos curiosos aos pontos de venda. Uma vez lá, podem acabar comprando este ou outro produto.

Referências
Adweek.