Início » Formulação » Água micelar: tecnologia e benefícios
ANÚNCIO

Diversos testes em produtos entram nas linhas de inovações todos os dias e inúmeros testes são realizados para que se comprovem estabilidade, eficácia e um bom posicionamento no mercado. Todo esse levantamento deve ser levado em consideração pela equipe envolvida nos projetos de novos produtos. Nesse contexto, uma categoria de produtos que tem crescido no mercado de cuidados com o rosto é a água micelar.

O apelo principal de uma água micelar é o easy-to-use (fácil de usar), formato funcional e limpeza e hidratação suaves, acompanhando as tendências de mercado [link para texto microbiota]. Frente às facilidades proporcionadas pela água micelar e as aspirações da geração Millenials, com aderência à novas tecnologias e adaptabilidade ao meio, o crescimento desse tipo de produto é bastante considerável e já ultrapassa seu uso inicial em face care (cuidados com o rosto), atingindo até os cuidados com os cabelos (hair care).

limpeza do rosto e área dos olhos sem irritação com água micelar.
O uso principal da água micelar é na limpeza do rosto.
Foto: Freepik.

Mas o que a água micelar tem de tão especial?

A água micelar apresenta alguns benefícios que são essenciais para o público em geral:

  • Remoção eficaz de maquiagem;
  • Hidratação e nutrição da pele;
  • Uso em todo tipo de pele;
  • Auxílio na manutenção da limpeza da pele;
  • Não necessita enxágue (requer teste de irritabilidade que comprove a segurança do produto seguindo esse modo de uso).

Os diversos motivos para os apelos são devido à formação de micelas em sua formulação, que agem de modo diferente dos tensoativos isoladamente.

comparação entre sistemas tradicionais de limpeza da pele e água micelar.
Foto: Divulgação Garnier

Nessa onda das Águas Micelares, o Cosmética em Foco apresentou em sua plataforma de vídeos cformula, uma formulação de água micelar com água de coco e óleo de hortelã-pimenta que pode ser usada para remover maquiagem ou auxiliar na limpeza de hidratação da pele do rosto.

A formulação acima, está no aspecto líquido, mas conforme o fabricante, podemos encontrar no mercado água micelar em gel ou lenço umedecido, o que aumenta ainda mais a praticidade. Existem várias outras formulações de água micelar em que se pode atuar, mas a maioria trabalha com uma sinergia entre matérias-primas calmante, hidratante e umectante. Isso vai da capacidade criativa e posicionamento que se quer ter no mercado e as possibilidades são quase infinitas.

REFERÊNCIAS
Daily News. Why celebs and makeup artists are mad for micellar water.
MINTEL, Busca por produtos suaves, pesquisa MINTEL, página acessada em 04/04/2017
GARNIER USA, http://www.garnierusa.com/products/skincare/micellar-cleansing-water.aspx, página acessada em 04/04/2017
João Victor Dalaneze

João Victor Dalaneze

Redator
Químico e Especialista em produtos capilares pelo Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior do grupo Veris Faculdades. Especialista em Legislação Ambiental e Sanitária pelo SENAC/SP. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC/SP e MBA em Cosmetologia pelo IPUPO.

Todos os textos

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO