14 marcas de maior valor no mercado mundial de cuidados pessoais

publicado

De acordo com a pesquisa BrandZ 2013, as categorias de consumo tiveram o maior fortalecimento de marca do período, apesar das dificuldades econômicas na Europa e a desaceleração dos mercados BRIC. Em particular, o mercado e cuidados pessoais (que inclui as marcas de saúde, bem-estar, beleza e cuidados com o rosto, pele, cabelo e higiene oral), melhorou 11% após queda de 5% no último ano. As marcas que mais cresceram foram L’Oréal (30%), Garnier (22%) e Nivea (36%). O crescimento da marca é resultado principalmente do desempenho financeiro.

Contribuíram para a categoria, o lançamento de produtos de alto desempenho e a construção de identidades e diferenciação de produtos e marcas. A associação de cosméticos e medicamentos formou de vez uma nova categoria de produtos: os cosmecêuticos. Trata-se de uma classe de produtos híbridos de crescimento rápido que combinam os segmentos de beleza, saúde e bem-estar.

Também foram fatores positivos o aumento no interesse dos homens pelos cuidados pessoais e a exploração do marketing digital e online.

Anúncio

Os consumidores desejam cada vez mais produtos multitarefas que vão economizar tempo e trazer mais conveniência à rotina diária. Aqui há o espaço aberto – ou deveria dizer escancarado – para o crescimento dos BB Creams no Brasil, conforme apostou o Leandro nesse post aqui.

Os produtos DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) representaram também uma oportunidade crescente, de acordo com o relatório BrandZ. Para eles, essa categoria contempla a execução de serviços em casa que geralmente são realizados em clínicas ou salões especializados, o que transformou o YouTube em novo canal de marketing com os vídeos tutoriais que muitas marcas realizam em parceria com blogueiras.

Para se estabelecer, as grandes marcas continuaram a buscar os mercados em maior crescimento e a China continuou sendo a preferência mundial nesse aspecto. A marca brasileira Natura, retomou 12% de crescimento após o declínio de 28% um ano atrás. Se sucesso foi atribuído no relatório pela comunicação clara do posicionamento da marca, sobre saúde e um ideal personalizado de beleza, isso associado a uma bem executada estrutura de venda direta. Ainda, a Natura, que figura entre as Top 10 marcas de cuidados pessoais, representa um exemplo da expressão de caracteres éticos. Uma tendência mundial no fortalecimento das marcas: a responsabilidade ética.

Anúncio

Veja abaixo o ranking das 14 marcas de cuidados pessoais de maior valor no mundo:

14. Avon | Avon Products, USA (US$ 1,981 bilhão; -27% 2013 vs 2012)
13. Oral-B | Procter & Gamble, USA (US$ 2,346 bilhões; -6% 2013 vs 2012)
12. Estée Lauder | Estée Lauder, USA (US$ 3,545 bilhões; 18% 2013 vs 2012)
11. Olay | Procter & Gamble, USA (US$ 3,593 bilhões; 6% 2013 vs 2012)
10. Crest | Procter & Gamble, USA (US$ 3,680 bilhões; 9% 2013 vs 2012)
9. Natura | Natura Cosmetics, Brazil (US$ 3,707 milhões; 12% 2013 vs 2012)
8. Clinique | Estée Lauder, USA (US$ 4,000 milhões; 17% 2013 vs 2012)
7. Dove | Unilever, UK (US$ 4,927 bilhões; 5% 2013 vs 2012)
6. Lancôme | L’Oréal, France (US$ 4,982 bilhões; 20% 2013 vs 2012)
5. Garnier | L’Oréal, France (US$ 5,429 bilhões; 22% 2013 vs 2012)
4. Nivea | Beiersdorf, Germany (US$ 6,322 bilhões; 26% 2013 vs 2012)
3. Colgate | Colgate Palmolive, USA (US$ 17,250 bilhÕes; 15% 2013 vs 2012)
2. Gillette | Procter & Gamble, USA (US$ 17,823 bilhões; -6% 2013 vs 2012)
1. L’Oréal | L’Oréal, France (US$ 17,971 bilhões; 30% 2013 vs 2012)

Opinião do autor: tentei fazer um resumo breve da análise da pesquisa BrandZ 2013, mas confesso que esperava um pouco mais. Muitos dos tópicos levantados são questões já tratadas há bastante tempo. O mercado mundial está, de fato, estagnado e carente de inovações? Novas abordagens? Nova comunicação? Novas marcas? Ao que parece o que mais se tem atualmente é o famoso “mais do mesmo”. Por isso o Cosmética em Foco vem abordando temas de inovação e trazendo mais notícias para manter os leitores atualizados e preparados para inovarem, destacarem-se de seus concorrentes e aumentarem o valor de suas marcas. Porque é primordial nos dias de hoje, fortalecer a marca muito mais do que o produto ou a possível fórmula secreta que ele contenha (mas que qualquer um pode fazer semelhante). Um bom desempenho de mercado não está só no produto. E a pesquisa apresentada nesse post nos ajuda a exagerar um pouco e dizer que a marca seria a grande responsável. Nem 8 nem 80, minha defesa é que é tudo parte de um conjunto. Deve-se buscar o equilíbrio e a uniformidade na comunicação da marca e – é óbvio – dos produtos oferecidos por ela.

Anúncio

Fonte:
Pesquisa BrandZ Biggest Cosmetic Companies / Yahoo

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.