7 anos de mercado e tendências

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Nesses sete anos de Cosmética em Foco, como já contei aqui, tivemos muitas surpresas boas. O convite para participar de congressos e reportagens sobre cosméticos são algumas delas. No entanto, para qualquer pesquisador, citações são sempre muito relevantes. Já fomos citados em trabalhos acadêmicos e este ano fomos citados no Caderno de Tendências da Abihpec.

Caderno de Tendências 2014-2015

Especialmente pelo uso da neomasculinidade, que foi proposta durante minha pesquisa de mestrado e apresentada no Men’s Beauty Show de 2012 (leia um resumo aqui). Segue o trecho da página 138:

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“O evento ‘Men’s Beauty Show’, um congresso voltado para o cuidado e bem-estar do novo homem, ocorrido em dezembro’12, apresentou a proposta da neomasculinidade: desvincular masculinidade de sexualidade e permitir ao homem cuidar de si, viver a família, cuidar dos filhos, ser mais carinhoso e atencioso, sem com isso deixar de ser viril e ter que questionar sua sexualidade. Ser homem é uma coisa. Ser hetero, homo, bi ou pansexual é outra. Estes homens perceberam que não é preciso deixar sua masculinidade de lado para ser adepto aos tratamentos estéticos e fazer o uso de cosméticos voltados para este mercado em crescimento.”

Para quem se interessou, o Caderno de Tendências 2014/2015 da Abihpec, ABDI e Sebrae está disponível para download neste link.

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.