A cor do ano de 2016

ANÚNCIO

Desde 1999, pela primeira vez, a Pantone escolheu 2 cores como cor do ano. E as escolhidas para 2016 foram Rose Quartz (13-1520) e Serenity (15-3919). Rose Quartz é um tom calmo e persuasivo que transmite compaixão e senso de tranquilidade. Serenity é leve e aéreo, como a expansão do céu azul sobre todos nós, trazendo consigo sentimentos de repouso e relaxamento mesmo em tempos turbulentos.

Cores do ano de 2016 eleitas pela Pantone, Rose Quartz e Serenity.
Cores do ano eleitas para 2016: Rose Quartz e Serenity.
Foto: Pantone / Divulgação.

São cores suaves e calmas, para contrastar com a correria vivida diariamente nos grandes centros urbanos. Com isso, eles querem colocar em foco a redução do estresse e a melhoria na qualidade de vida. Vamos olhar para o mundo, vamos olhar para nossas vidas e abrandá-las um pouco. Respirar fundo e aproveitar a atmosfera de relaxamento e calma proporcionada pelos tons mais suaves; eles nos deixam mais confortáveis.

A combinação e fusão de rosa e azul não é nenhuma novidade e tem estado presente em nosso dia a dia há algumas décadas. Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre o tom rosa cálido e envolvente e a tranquilidade mais fria do azul. A consequência é a conexão do bem-estar com a sensação de ordem e paz.

ANÚNCIO

A combinação prevalente do Rose Quartz e Serenity também desafia as percepções tradicionais de associação de cores. Em 2016 é hora de soltar das amarras e ousar nas “descombinações”. Estamos ou não estamos no século XXI? Não temos mais que seguir os padrões estabelecidos.

A suavização das cores aproxima os gêneros e muito além de outras expectativas, essas duas cores suaves, aproximam masculino e feminino num cenário global de reafirmação do empoderamento feminino e de autoafirmação do masculino, sem imposição de padrões. Já passou da hora de esquecermos que rosa é para meninas e azul é para meninos. A combinação de cores para 2016 representa um movimento maior de igualdade entre os gêneros, além dos gêneros – até porque entre o feminino e o masculino há uma diversidade de gêneros e nenhum deve ser excluído ou diminuído.

E assim temos, não uma, mas duas cores para representar o ano de 2016! Que ele venha calmo, sereno e com uma infinidade de oportunidades para sermos melhores e fazer mais.Veja aqui a página oficial Pantone (em inglês) e veja diversas sugestões de como combinar Rose Quartz e Serenity com outras cores, inclusive com a Marsala, a cor do ano de 2015 (clique aqui se você ainda não a conhece ou não se lembra dela).

“Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente envolvente e um azul tranquilo e frio, refletindo conexão e bem estar, bem como uma sensação calmante de ordem e paz.”
Leatrice Eiseman, Diretora Executiva, Pantone Color Institute

Comentários estão fechados.