A cor do ano de 2016

publicado

Desde 1999, pela primeira vez, a Pantone escolheu 2 cores como cor do ano. E as escolhidas para 2016 foram Rose Quartz (13-1520) e Serenity (15-3919). Rose Quartz é um tom calmo e persuasivo que transmite compaixão e senso de tranquilidade. Serenity é leve e aéreo, como a expansão do céu azul sobre todos nós, trazendo consigo sentimentos de repouso e relaxamento mesmo em tempos turbulentos.

Cores do ano eleitas para 2016: Rose Quartz e Serenity.
Foto: Pantone / Divulgação.

São cores suaves e calmas, para contrastar com a correria vivida diariamente nos grandes centros urbanos. Com isso, eles querem colocar em foco a redução do estresse e a melhoria na qualidade de vida. Vamos olhar para o mundo, vamos olhar para nossas vidas e abrandá-las um pouco. Respirar fundo e aproveitar a atmosfera de relaxamento e calma proporcionada pelos tons mais suaves; eles nos deixam mais confortáveis.

Anúncio

A combinação e fusão de rosa e azul não é nenhuma novidade e tem estado presente em nosso dia a dia há algumas décadas. Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre o tom rosa cálido e envolvente e a tranquilidade mais fria do azul. A consequência é a conexão do bem-estar com a sensação de ordem e paz.

A combinação prevalente do Rose Quartz e Serenity também desafia as percepções tradicionais de associação de cores. Em 2016 é hora de soltar das amarras e ousar nas “descombinações”. Estamos ou não estamos no século XXI? Não temos mais que seguir os padrões estabelecidos.

A suavização das cores aproxima os gêneros e muito além de outras expectativas, essas duas cores suaves, aproximam masculino e feminino num cenário global de reafirmação do empoderamento feminino e de autoafirmação do masculino, sem imposição de padrões. Já passou da hora de esquecermos que rosa é para meninas e azul é para meninos. A combinação de cores para 2016 representa um movimento maior de igualdade entre os gêneros, além dos gêneros – até porque entre o feminino e o masculino há uma diversidade de gêneros e nenhum deve ser excluído ou diminuído.

Anúncio

E assim temos, não uma, mas duas cores para representar o ano de 2016! Que ele venha calmo, sereno e com uma infinidade de oportunidades para sermos melhores e fazer mais.Veja aqui a página oficial Pantone (em inglês) e veja diversas sugestões de como combinar Rose Quartz e Serenity com outras cores, inclusive com a Marsala, a cor do ano de 2015 (clique aqui se você ainda não a conhece ou não se lembra dela).

“Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente envolvente e um azul tranquilo e frio, refletindo conexão e bem estar, bem como uma sensação calmante de ordem e paz.”
Leatrice Eiseman, Diretora Executiva, Pantone Color Institute

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.