No post anterior comentei sobre os benefícios da ureia à hidratação cutânea. Então, pensamos: porque não falar sobre a pele?! Nossa proposta é caracterizar este grande órgão e seus anexos e depois retomar com os diversos assuntos que relacionam cosméticos e pele.

A pele não é somente o maior órgão humano. Ela corresponde a 16% da massa corpórea, reveste externa e internamente o organismo, é responsável pela regulação térmica, barreira contra exposições ambientais e orgânicas, exerce funções sensoriais como resposta ao calor, frio, pressão, dor e tato. É sua responsabilidade assegurar as relações entre o organismo e o meio externo, como uma barreira dotada de resistência, permeabilidade seletiva e plasticidade.

É a complexa organização da estrutura da pele, com os diferentes tecidos que a compõe e seus anexos, e sua capacidade de interagir com os outros órgãos, que permite que exerça a função de barreira fisiológica.

Podemos dividir este importante órgão em três camadas básicas que são a epiderme, a derme e a hipoderme. Nos próximos posts detalharemos estas camadas, aguardem!!