Brasil é revelado na Beyond Beauty Paris 2007

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A revolução natural aquece a indústria cosmética brasileira, apresentada na Beyond Beauty esta semana em Paris.

Para o mercado de produtos naturais, o Brasil é visto como um jardim repleto de potenciais ativos cosméticos entre suas cerca de 13000 diferentes espécies de plantas.

As exportações brasileiras estão crescendo com o mercado de produtos naturais. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), as vendas dobraram nos últimos três anos, atingindo a cifra de US$ 294 em 2006. As vendas internas também aumentaram, demonstrando que a indústria brasileira da beleza também abastece os consumidores brasileiros conscientes.

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O mercado doméstico cresceu em 26% no último ano, atingindo um total de vendas em US$ 18,2 bilhões. E o Brasil passou a frente da França e da Alemanha, ocupando o terceiro lugar entre os maiores mercados cosméticos do mundo, atrás de Estados Unidos e Japão.

A Abihpec apresenta essa semana, durante a Beyond Beauty Paris 2007, os produtos de nove indústrias brasileiras: Brazilian Feeling, Brazilian Fruit, Du Plessis (Amazonia Viva), Kanechomn, Nunaat Cosmetics, Sther, Surya Brasil, Tricofort e Vive Cosmetique.

A Abihpec e as empresas brasileiras esperam uma participação de suceso esta semana e já pretendem manter a estratégia para os próximos anos. A estimativa de crescimento para a indústria cosmética brasileira é de 12% em 2007, com promessas de investimento para o setor em cerca de US$ 100 milhões até 2010.

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Opinião do autor: Se deixou de ser o quarto mercado mundial de cosméticos ou não, pouca diferença faz. O que mais impressiona é o amplo crescimento e desenvolvimento do setor no país. Há 20 anos atrás, um shampoo era composto basicamente por de lauril sulfato de sódio, betaína e água, hoje, mesmo os shampoos com posicionamento de baixo valor agregado têm excelente desempenho e aceitabilidade pela população. O brasileiro ganha na qualidade e na diversidade e, felizmente, na pesquisa de novos ativos. Engana-se quem acha que o Brasil pouco investe em pesquisas nessa área, mas isso é assunto para um outro post.

Saiba mais: Abihpec; Beyond Beauty Paris 2007.

Notícia original: MONTAGUE-JONES, G. Brazil reveals all at Beyond Beauty Paris. Acesso em 02/10/2007

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.