Dados publicados pela Mintel recentemente colocam o Brasil como responsável por 9% de todos os lançamentos mundiais de produtos de cuidados com os cabelos (Hair Care) em 2013, a frente do Reino Unido (8%) e Estados Unidos (7%). Além disso, ainda é esperado um crescimento anual de dois dígitos para o mercado brasileiro pelos próximos quatro anos. A projeção estima atingir R$ 12,45 bilhões até 2017.
Em 2013, de acordo com a Mintel, o mercado de varejo de shampoo e condicionador foi estimado em US$ 2,92 bilhões. A categoria shampoo tem a maior penetração, com 91% dos brasileiros afirmando utilizarem este item, o que nos coloca mais uma vez a frente de outros países como Espanha (90%), Itália (90%), Alemanha (92%), França (91%) e Reino Unido (89%). A alta penetração é um ótimo índice, mas temos um ponto a nosso favor: a frequência de uso. Enquanto nós tomamos, em média, 20 banhos por semana, os ingleses o fazem 5,6 vezes e os norte-americanos, 7,4 vezes. Nossos hábitos de higiene causam espanto e admiração aos olhos estrangeiros. Brasileiro é muito limpo!
Voltando aos dados Mintel, 39% dos consumidores brasileiros dizem usar algum condicionador leave-in (nosso velho conhecido creme para pentear). Muito acima dos 11% dos franceses e dos 10% dos ingleses. Mais ainda! Quando o assunto é condicionador enxaguável (nossos condicionadores, cremes de tratamento e as queridinhas do momento: ampolas), 75% dos consumidores brasileiros dizem usá-los, comparados com 31% dos franceses e 59% dos ingleses. Outro momento em que nossa história cultural influencia bastante. Estima-se que cerca de 70% dos brasileiros tenham cabelos cacheados. Um tipo de cabelo que demanda mais cuidado e o uso maior de cremes. Apenas isso bastaria para termos um consumo maior desse tipo de produtos. O que vemos nas ruas não é o que está no DNA, pois os tratamentos químicos para alisar os cabelos são opção de 58% dos consumidores (aqui estão incluídos muitos cabelos não cacheados). No entanto, com o crescimento do movimento “assuma seus cachos”, podemos esperar que o uso de condicionadores enxaguáveis e não enxaguáveis aumente ainda mais em relação a outros países.
Os apelos mais procurados pelos brasileiros são hidratante (35%) e anticaspa (31%). De todos os produtos de Hair Care lançados no Brasil, 50% deles apresentam o apelo hidratante contra 29% dos lançamentos mundiais. Também reflexo dos nossos maus hábitos. O simples fato de termos a maioria dos cabelos cacheados já seria uma boa justificativa para a necessidade de mais hidratação dos cabelos. Todavia, ainda são realizados tratamentos químicos como descoloração, coloração, relaxamento e alisamento com uma frequência e associação assustadoras. Isso acaba danificando e aumentando ainda mais a necessidade de hidratação dos fios. Some isso à afirmação de quase todas as mulheres de que seus cabelos são ressecados. Os brasileiros são muito exigentes com seus cabelos. Com esse excesso de intervenções, o couro cabeludo pode ficar sensibilizado, irritado ou inflamado, ocasionando a descamação. Como o principal sintoma da caspa é a descamação do couro cabeludo, para os brasileiros qualquer descamação é chamada erroneamente de caspa.
Por último, mas não menos importante, os dados compararam a nossa inspiração de shampoos sem sal. Em 2011, o Brasil representou 95% dos lançamentos com esse apelo, enquanto em 2011 comamos apenas 86%. Isso significa que além do brazilian blowout (escova progressiva) e da queratina em produtos capilares, também inspiramos a retirada do cloreto de sódio dos shampoos. Já que o restante do mundo passou de 5% de lançamentos sem sal em 2011 para 14% em 2013. É bem possível que essa corrente permaneça, já que somos exigentes com os produtos para os cabelos e somos o maior mercado de Hair Care ainda em crescimento.
Referências:
BBC
Bem Estar
Mintel
Saúde Plena
Zero Hora