Para você que está atento às datas, já sabe que setembro é o mês da in-cosmetics Latin America, então já começa todo o burburinho dos lançamentos e as dezenas de acontecimentos paralelos que servem de muita inspiração aos profissionais do setor cosmético. Esse ano, além de tudo o que você já conhece (veja aqui tudo o que já falamos sobre in-cosmetics no Cosmética em Foco). Para ajudar você a decidir tudo o que vai fazer nesses 2 dias de feira (que passam voando!), entrevistei o Daniel Zanetti, Diretor da in-cosmetics Latin America, que me contou bastante coisa interessante. Em especial a estreia de uma nova atração chamada Spotlight On. Veja nesse link, a lista com as dezenas de palestras, apresentações e workshops.
A expectativa é de uma feira completamente alinhada com o que a indústria de produtos de beleza e cuidados pessoais de toda a América Latina precisa para atender novas demandas de mercado. Não só em termos de matérias-primas, nosso foco, mas em conhecimento técnico, que dá ao formulador, profissional da área química ou de P&D insights para criações inovadoras ou análises e informações valiosas que podem gerar oportunidades de negócios ou facilitar uma tomada de decisão.
Nas palavras do Daniel Zanetti: “Serão mais de 150 empresas expositoras. Vinte e sete delas estreantes, vindas de países como China, Espanha, França e Coreia. Esta variedade com qualidade é fundamental porque sabemos que muitos visitantes buscam na feira a inspiração e ingredientes para um ano inteiro de trabalho. Teremos, também, um mix de experiências que traz a maior Innovation Zone já realizada até aqui, com mais de 28 produtos, e uma nova atração chamada Spotlight On. A programação educacional está muito forte com temas que vão das gerações, ingredientes e movimentos que irão impactar o mercado e as tendências e oportunidades em natural e orgânico, na seção Marketing Trends, à Lei da Biodiversidade e a conferência focada em regulamentação na América Latina organizada pelo Conselho das Indústrias Cosméticas, Artigos de Higiene Pessoal e de Limpeza Doméstica na América Latina (CASIC). Outra novidade é a área Regulations & Testing Zone, criada para ajudar os fabricantes na identificação das mais recentes regulamentações e soluções de teste para substanciar seus claims.”
Como acontece em todas as edições da in-cosmetics que aconteceram no Brasil, neste ano há uma nova atração, que é o SpotlightOn. Trata-se de uma atração que reunirá algumas das matérias-primas mais interessantes do momento em três categorias: cuidados com os cabelos, antienvelhecimento e formulações. Cada ingrediente com um exemplo de aplicação em produto final, que poderá ser testado pelos visitantes. Ou seja, ainda na feira o visitante terá como conferir os efeitos e benefícios dos ativos expostos.
Para Patricia Moreira, Gerente de produtos SkinCare da Chemyunion, empresa que apresentará matéria-prima nessa nova atração, “a idéia do SpotlightOn é que os visitantes descubram vias inovadoras para seus projetos a partir de matérias-primas já consagradas. É fato que consumidores no mundo inteiro vêm trabalhado cada vez mais, gastando mais tempo no trânsito e desejando maximizar seu tempo de lazer. Por isso a conveniência passou a ser benefício relevante em produtos e serviços, já presente em 34% dos cosméticos faciais. On-the-go é uma tendência que surge para indicar produtos fáceis de carregar e que possam ser utilizados rapidamente enquanto nos deslocamos. Maquiagem e produtos para pele representam 80% desses lançamentos. Já a tendência Athleisure (do inglês atleta + lazer) tem movimentado de maneira significativa o mercado de moda e cosméticos (para uso antes, durante e após os exercícios físicos), devendo alcançar USD 83 bilhões neste segmento em 2020. Neste contexto acreditamos apresentar aos visitantes da in-cosmetics Latin America 2018 uma proposta inovadora e de grande potencial para o lançamento de produtos em make-up.”
Quem tiver interesse em conhecer o portfolio da Chemyunion, além do SpotlightOn, os visitantes podem encontrar novidades Chemyunion no Innovation Zone (lançamento para cabelos) e no Stand G60.
Para Cleber Barros, Professor de Cosmetologia e Pesquisador em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, a SpotlightOn “destaca as tendências mais quentes que afetam o mercado de cuidados pessoais na América Latina. Esse ano você encontrará, por exemplo, diversas inovações em soluções para Haircare, Anti-ageing e Formulações reunidas para tornar suas experiência mais proveitosa, de forma que você encontre facilmente as soluções para desafios do dia a dia. É realmente uma bela ajuda para nós profissionais.” Outra novidade que deve encher o setor cosmético brasileiro de orgulho é que o Cleber Barros agora é o Consultor Técnico Oficial LATAM da in-cosmetics Latin America. Além dele, só há uma outra consultora técnica global, que é a australiana Belinda Carli.
Para quem está ansioso pela in-cosmetics Latin America, adiantamos algumas novidades que serão apresentadas na feira. A Lucas Meyer apresentará o OiLESS’city™, que é um regulador de sebo multi-étnico urbano, extraído da murta de limão australiano e titulado em polifenóis. A Colormix Especialidades chega à in-cosmetics Latin America com duas novas cores de tendências mundiais para o mercado brasileiro: Syncrystal Supernova Fire Red e Syncrystal Turquoise. Já a Bandeirante Brazmo apresenta o Silver Clean 800, ativo que desempenha um papel importante no setor cosmético, com ação em 650 micro-organismos, e aplicações variadas que vão desde enxanguantes bucais, toalhas e lenços higiezadores, cremes, géis e maquilhagem anti-acne, produtos anti-caspa, desodorizantes de longa duração, à pomadas cicratizantes e antifúngicas.