Como será a in-cosmetics Latin America 2018

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Para você que está atento às datas, já sabe que setembro é o mês da in-cosmetics Latin America, então já começa todo o burburinho dos lançamentos e as dezenas de acontecimentos paralelos que servem de muita inspiração aos profissionais do setor cosmético. Esse ano, além de tudo o que você já conhece (veja aqui tudo o que já falamos sobre in-cosmetics no Cosmética em Foco). Para ajudar você a decidir tudo o que vai fazer nesses 2 dias de feira (que passam voando!), entrevistei o Daniel Zanetti, Diretor da in-cosmetics Latin America, que me contou bastante coisa interessante. Em especial a estreia de uma nova atração chamada Spotlight On. Veja nesse link, a lista com as dezenas de palestras, apresentações e workshops.

A expectativa é de uma feira completamente alinhada com o que a indústria de produtos de beleza e cuidados pessoais de toda a América Latina precisa para atender novas demandas de mercado. Não só em termos de matérias-primas, nosso foco, mas em conhecimento técnico, que dá ao formulador, profissional da área química ou de P&D insights para criações inovadoras ou análises e informações valiosas que podem gerar oportunidades de negócios ou facilitar uma tomada de decisão.

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Nas palavras do Daniel Zanetti: “Serão mais de 150 empresas expositoras. Vinte e sete delas estreantes, vindas de países como China, Espanha, França e Coreia. Esta variedade com qualidade é fundamental porque sabemos que muitos visitantes buscam na feira a inspiração e ingredientes para um ano inteiro de trabalho. Teremos, também, um mix de experiências que traz a maior Innovation Zone já realizada até aqui, com mais de 28 produtos, e uma nova atração chamada Spotlight On. A programação educacional está muito forte com temas que vão das gerações, ingredientes e movimentos que irão impactar o mercado e as tendências e oportunidades em natural e orgânico, na seção Marketing Trends, à Lei da Biodiversidade e a conferência focada em regulamentação na América Latina organizada pelo Conselho das Indústrias Cosméticas, Artigos de Higiene Pessoal e de Limpeza Doméstica na América Latina (CASIC). Outra novidade é a área Regulations & Testing Zone, criada para ajudar os fabricantes na identificação das mais recentes regulamentações e soluções de teste para substanciar seus claims.”

Daniel Zanetti, Diretor da in-cosmetics Latin America

Como acontece em todas as edições da in-cosmetics que aconteceram no Brasil, neste ano há uma nova atração, que é o SpotlightOn. Trata-se de uma atração que reunirá algumas das matérias-primas mais interessantes do momento em três categorias: cuidados com os cabelos, antienvelhecimento e formulações. Cada ingrediente com um exemplo de aplicação em produto final, que poderá ser testado pelos visitantes. Ou seja, ainda na feira o visitante terá como conferir os efeitos e benefícios dos ativos expostos.

Para Patricia Moreira, Gerente de produtos SkinCare da Chemyunion, empresa que apresentará matéria-prima nessa nova atração, “a idéia do SpotlightOn é que os visitantes descubram vias inovadoras para seus projetos a partir de matérias-primas já consagradas. É fato que consumidores no mundo inteiro vêm trabalhado cada vez mais, gastando mais tempo no trânsito e desejando maximizar seu tempo de lazer. Por isso a conveniência passou a ser benefício relevante em produtos e serviços, já presente em 34% dos cosméticos faciais. On-the-go é uma tendência que surge para indicar  produtos fáceis de carregar e que possam ser utilizados rapidamente enquanto nos deslocamos. Maquiagem e produtos para pele representam 80% desses lançamentos. Já a tendência Athleisure (do inglês atleta + lazer) tem movimentado de maneira significativa o mercado de moda e cosméticos (para uso antes, durante e após os exercícios físicos), devendo alcançar USD 83 bilhões neste segmento em 2020. Neste contexto acreditamos apresentar aos visitantes da in-cosmetics Latin America 2018 uma proposta inovadora e de grande potencial para o lançamento de produtos em make-up.”

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Patrícia Moreira, Gerente de produtos SkinCare da Chemyunion

Quem tiver interesse em conhecer o portfolio da Chemyunion, além do SpotlightOn, os visitantes podem encontrar novidades Chemyunion no Innovation Zone (lançamento para cabelos) e no Stand G60.

Para Cleber Barros, Professor de Cosmetologia e Pesquisador em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, a SpotlightOn “destaca as tendências mais quentes que afetam o mercado de cuidados pessoais na América Latina. Esse ano você encontrará, por exemplo, diversas inovações em soluções para Haircare, Anti-ageing e Formulações reunidas para tornar suas experiência mais proveitosa, de forma que você encontre facilmente as soluções para desafios do dia a dia. É realmente uma bela ajuda para nós profissionais.” Outra novidade que deve encher o setor cosmético brasileiro de orgulho é que o Cleber Barros agora é o Consultor Técnico Oficial LATAM da in-cosmetics Latin America. Além dele, só há uma outra consultora técnica global, que é a australiana Belinda Carli.

Cleber Barros, Consultor Técnico Oficial LATAM da in-cosmetics Latin America

Para quem está ansioso pela in-cosmetics Latin America, adiantamos algumas novidades que serão apresentadas na feira. A Lucas Meyer apresentará o OiLESS’city™, que é um regulador de sebo multi-étnico urbano, extraído da murta de limão australiano e titulado em polifenóis. A Colormix Especialidades chega à in-cosmetics Latin America com duas novas cores de tendências mundiais para o mercado brasileiro: Syncrystal Supernova Fire Red e Syncrystal Turquoise. Já a Bandeirante Brazmo apresenta o Silver Clean 800, ativo que desempenha um papel importante no setor cosmético, com ação em 650 micro-organismos, e aplicações variadas que vão desde enxanguantes bucais, toalhas e lenços higiezadores, cremes, géis e maquilhagem anti-acne, produtos anti-caspa, desodorizantes de longa duração, à pomadas cicratizantes e antifúngicas.

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.