Nos dias 23 a 25 de maio de 2017, em São Paulo, aconteceu o 30° Congresso Brasileiro de Cosmetologia 2017. Foi um dos eventos paralelos à FCE Cosmetique.
As discussões começaram pelo crescimento nas certificações de produtos com palestras sobre certificação Halal da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) e sobre selo vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Na palestra de Dib Ahmad El Tarrass, Gestor de Desenvolvimento do Halal Industrial, explicou o conceito de Halal, a necessidade da certificação e as etapas necessárias para isso. Halal significa lícito ou permitido e se trata de um padrão ético e moral de ações lícitas que envolve a conduta, as vestimentas, a alimentação, etc.
Durante o evento, o secretário-executivo da SVB, Guilherme Carvalho, contou atualmente SVB tem 300 produtos certificados, incluindo cosméticos. “Recebemos pedido de pelo menos uma empresa por dia em busca de certificação. Com o aumento da demanda e esclarecimento do mercado, imaginamos que em breve teremos o dobro desse número”, disse ele.
Para ambas certificações, foi esclarecido que pode ser certificado um único produto, linha de produtos ou linha de produção. Não é necessário já de início certificar toda a planta fabril e todos os produtos de uma única vez.
No segundo dia de evento, um dos destaques foi a palestra magistral da vice-presidente de pesquisa e inovação da Chanel, Amy Wyatt. Ela enfatizou que alguns desafios da marca atualmente é fazer o luxo mais acessível, de acordo com o perfil do novo consumidor. A marca investe em ideias que não necessariamente surgem de seus especialistas. “Na nossa estratégia de inovação também contamos com a concorrência. Trocamos tecnologia, mas construímos de maneira diferente”, disse Amy. Foi marcante a fala dela de que a Chanel não se preocupa em lançar muitos produtos, mas seus esforços giram em torno de lançar os melhores produtos.
O inglês Charles Spence, professor do departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, apresentou a palestra “Design multissensorial inspirado na neurociência”. Segundo ele, o aroma, a textura e até o formato da embalagem devem ressaltar os efeitos esperados pelos consumidores. Um lenço de papel, por exemplo, pode ter como principal qualidade sua maciez, mas vir aliado a uma fragrância que induz o usuário a reconhecer que aquela marca de lenço especificamente é mais macia do que outra.
No terceiro e último dia do 30° Congresso Brasileiro de Cosmetologia 2017, a presidente da FELASCC (Federación Latinoamericana de Sociedades de Ciências Cosméticas) e Diretora do laboratório uruguaio Dermagroup, Lídia Morus apresentou o tema “Pacientes oncológicos – um novo nicho do mercado cosmético”. Ela falou da responsabilidade desse tipo de produto, que pode ajudar pacientes com câncer na recuperação da autoestima. Consequentemente, pode aumentar a socialização da pessoa além de influenciar positivamente nos tratamentos contra a doença. Entre as sequelas mais comuns naqueles em tratamento estão a pele muito seca, eczemas, dermatite, acne, ressecamento nasal, irritação, coceira, manchas, aumento da sensibilidade ao sol e perda de cabelo. O usuário deve evitar produtos para o controle de acnes, bem como que contenham fragrâncias e glicóis, que são potencialmente irritantes. “Os produtos cosméticos para os pacientes devem focar-se na maquiagem corretiva, proteção UV, hidratação, reparação e limpeza”, disse ela.. Atualmente, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, existem 14,1 milhões de pessoas com câncer em todo o mundo e estima-se que o número de novos casos aumente nos próximos anos.
Encerrando o evento, a Diretora de Recursos Humanos para o Brasil da Estée Lauder, Larissa Messias apresentou estratégias do grupo para aproximação com a geração millennials: “o consumidor de luxo quer cada vez mais edições limitadas e serviços e produtos que ainda não foram lançados no mercado de massa, ou masstige. É como um clube dentro de um clube. Ao mesmo tempo, observamos que a classe média que outrora tinha medo do preço, e por isso nem entrava nas lojas, já conhece mais produtos como os nossos. Nesse contexto, é importante conhecer os millennials porque eles valorizam muito mais a experiência do que a posse dos produtos, e 34% da população do Brasil é composta por esse público, geralmente, indivíduos nascidos entre os anos 1980 até o final dos anos 2000”.
Avaliação geral do 30° Congresso Brasileiro de Cosmetologia 2017
Resumindo o 30° Congresso Brasileiro de Cosmetologia 2017, a organização se encarregou de selecionar temas pertinentes e de minimizar o antigo viés comercial das palestras que insistia em aparecer. No evento desse ano, apenas uma palestra não teve enfoque científico e foi o momento em que diversos participantes aproveitaram para sair e tomar café. Os pesquisadores da área não querem mais ouvir no congresso o mesmo assunto que será apresentado nos estandes da FCE Cosmetique. Já que os eventos são paralelos, que sempre prevaleça a ciência no congresso e as apresentações comerciais sejam o forte da feira. Toda a organização do congresso está de parabéns! Com algumas poucas ausências, participei de 7 das últimas edições do evento e é nítido o esforço em melhorar e oferecer um evento cada vez melhor!