Cosméticos Orgânicos

ANÚNCIO

Produtos naturais e obtidos por um processo limpo e sustentável… nunca se ouviu falar tanto neste assunto como agora. Produtos eco-friendly são as novidades do mercado atual e empresários e profissionais investem alto no marketing verde.

Produtos com ingredientes orgânicos, embalagens recicladas, recicláveis ou biodegradáveis e que não são testados em animais ganham espaço nas prateleiras e crescem em vendas mesmo a um valor mais elevado. Eles já englobam hidratantes, sabonetes, máscaras para o rosto e cabelo, maquiagens, óleos, gel, tinturas de cabelo, esmaltes, condicionadores e shampoo.

Esta tendência da busca pelo verde, pelo natural, pelo orgânico abrange a área da beleza e da saúde de forma inovadora, com produtos que mostram os resultados rapidamente como os outros.

De modo geral, “natural” sinaliza que os ingredientes não foram significativamente modificados em sua forma original na natureza. Enquanto o termo “orgânico” é regulamentado, e somente pode ser utilizado por empresas que receberam aval de uma organização certificadora reconhecida e independente, ou seja, existe a garantia de que o produto realmente é orgânico. Para ser “orgânico”, além de ser natural, o produto e a sua produção não podem prejudicar a vida animal e o meio ambiente.

Os produtos orgânicos também dão importância aos ingredientes que vêm de origem animal. A preocupação é que eles não devem ser obtidos a partir da morte ou maus tratos do animal e sim da produção natural do ser, como o mel das abelhas, flores, folhas e frutas e ainda se preocupam em fazer reposições para evitar extinção.

ANÚNCIO

Embora, esta tendência já tenha seu público fiel na Europa e Estados Unidos, o Brasil vem crescendo neste setor e algumas marcas fortes que apelam para o marketing verde como a linha Ekos da Natura, que possui produtos sem óleo mineral, derivado do petróleo, mas sim, óleos de origem vegetal. A empresa também criou a Tabela Ambiental, com informações sobre a origem e o descarte da matéria-prima das embalagens e seus produtos, com a intenção de reduzir à zero sua emissão de gás carbono.

Grande também é a participação das marcas brasileiras no exterior. Cléia Cecília Angelon, presidente da Surya Brasil, disse em entrevista à Veja no ano passado já exportar para 23 países e ter ainda a possibilidade de ampliar essa participação no mercado externo. A empresa produz 346.000 unidades por mês para três linhas, sendo exportado 80% dos produtos de uma delas. A Arte dos Aromas já conta com 12 linhas de produtos de beleza consumidos  na Espanha, França e Portugal, e negociação já estavam em andamento em 2009 com lojas na Alemanha, Lituânia e países do Oriente Médio. A empresa Beraca, que desde 2006 fornece óleos vegetais orgânicos certificados provenientes da Amazônia e de outros biomas brasileiros para grandes produtores de cosméticos, como L’Oréal, L’Occitane, Yves Rocher, Natura e Aveda exporta para mais de 40 países e registrou um crescimento de 50% nos últimos dois anos.

Para serem considerados orgânicos, os produtos devem passar pelo processo de certificação, a qual consiste no procedimento pelo qual é verificado se os insumos utilizados, os processos produtivos, armazenamento das matérias-primas, embalagens, rotulagem, instalações, tratamento de resíduos seguem normas estabelecidas por agências certificadoras, garantido ao consumidor final a qualidade natural/orgânica dos produtos adquiridos.  O Instituto Biodinâmico e o Ecocert certificam e regulamentam os produtos orgânicos no Brasil, garantindo que estes estão dentro das normas de qualidade e sustentabilidade.

Referências:
Cláudio Ribeiro, Cosméticos Orgânicos – Uma abordagem para a área magistral
Décio Escobar Oliveira, Cosméticos Orgânicos – 11 de agosto de 2009.
Laís Lana Campos, O mercado dos cosméticos orgânicos.
Luiz de França, Os cosméticos orgânicos brasileiros – 27 de março de 2009.

3 Comentários
  1. Ilália Cristina Diz

    Parabéns pelo post! Ficou excelente e muito informativo!

    Coloquei um link para esse post no meu blog: http://cosmeticosorganicosnaturais.blogspot.com/

    Tenho certeza que o post será sucesso!

  2. Thais Diz

    Apoio total as empresas brasileiras que têm este foco e investem no setor sustentavel.
    Como a empresa Mixclub (www.mixclub.com.br) tem parceria com 238 comunidades ribeirinhas da amazônia e investe no projeto extração sustentável, trazendo a São Paulo e levando a diversos cantos do mundo Cosméticos 100% naturais e orgânicos funcionais, com a proposta de permitir que as comunidades se auto-sustentem.
    Bom para elas e bom para as pessoas que consomem estes produtos!
    Valorizamos o que é do Brasil e apoiamos empresas brasileiras que tem objetivo real de ajudar estas comunidades e preservar o que é nosso!

  3. Michelle C. Diz

    Acabei de descobrir o seu blog e gostei muito deste post! Eu faço um blog sobre cosméticos orgânicos e naturais, queria convidar você e seus leitores para visitar os Tantas Plantas – http://tantasplantas.blogspot.com.

Comentários estão fechados.