Cosmetologia para além da graduação

ANÚNCIO

Em setembro do ano passado, o Cosmética em Foco cuidou com carinho das pessoas que pensavam em fazer cursos de pós-graduação. Diversas informações sobre o momento ideal para iniciar, que tipo de pós-graduação fazer, onde cursar, dentre outras podem ser encontradas aqui. Caso você tenha começado a pensar sobre isso recentemente, vale a leitura.

livros e estudo em pós-graduação em cosmetologia
Terminou a graduação? Partiu pós-graduação!
Foto: StuartMiles/ FreeDigitalPhotos.net

Foi possível notar que, de um ano para cá, os cursos de pós-graduação (sejam eles cursos de especialização/atualização – mais curtos – ou cursos profissionalizantes (lato sensu) – mais longos) cresceram exponencialmente.

É válido dizer que parte deste crescimento deve-se a união entre estética e cosméticos. De acordo com o conteúdo programático de algumas instituições, vê-se que o assunto abordado é basicamente referente a procedimentos estéticos e seus equipamentos, estando os cosméticos relegados a segundo plano.

Não nos cabe julgar a qualidade de nenhum curso mas, dado este aumento tão expressivo, é preciso sim que se separe o joio do trigo para não entrar numa barca furada!

Após pesquisar sobre os cursos profissionalizantes, muitas semelhanças podem ser apontadas entre eles: a maioria dura aproximadamente 2 anos, o conteúdo programático é basicamente o mesmo (indo desde marketing e legislação de cosméticos, passando por estruturas de pele e cabelo e chegando à qualidade e aos produtos em si – cremes e loções, xampus, condicionadores, antitranspirantes, etc). Invariavelmente, eles terminam com a redação de um artigo a ser apresentado como trabalho de conclusão de curso. A maioria destes cursos é dividida em módulos independentes, tornando possível que o interessado ingresse a qualquer momento ou que faça apenas os módulos do seu interesse. Atualmente são oferecidas aulas presenciais, à distância e alguns cursos oferecem as duas opções intercaladas. Claro que algumas instituições oferecem alguns diferenciais, e por isso é importante pesquisar o que vai de encontro ao seu interesse antes de fazer sua escolha!

Outra opção, como citado no texto já mencionado do Cosmética em Foco, são os cursos de mestrado e doutorado (strictu senso), que permitem ao estudante um aprofundamento mais específico em certas áreas de interesse.

Um dos pilares da cosmetologia que tem atraído bastante atenção é a perfumaria. Por questões tradicionais, as únicas casas reconhecidamente capazes de formar perfumistas encontram-se na Europa e, se você tem interesse em ser esta mente criativa dos odores, é bom que já esteja com a passagem comprada: esta formação exige do profissional muita habilidade e uma vasta experiência com os aromas mais diversos, logo é preciso começar cedo já que uma vida inteira é muito curta para que se absorva tudo o que é necessário para ser um bom perfumista.

Exemplo do trabalho exaustivo de um perfumista em conhecer muitos aromas.
Foto: Cena do filme “Perfume – A história de um assassino” (2006)/ Google

Você provavelmente está aí se perguntando: “Poxa.. mas eu queria tanto conhecer um pouco mais sobre perfumes. Como eu faço?” No Brasil, a Faculdade Santa Marcelina (FASM) oferece um curso com todo este suporte teórico, abordando desde a história dos perfumes, o marketing que dá sustentação ao setor e também práticas com as principais famílias olfativas utilizadas por grandes perfumistas. Já os cursos oferecidos pela Fundação Oswaldo Cruz e também pela Pós Paulista são mais direcionados para a prática da avaliação dos aromas e suas famílias olfativas.

Além disso, a Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece um curso de formação profissionalizante referente a avaliação olfativa para deficientes visuais. As aulas abrangem desde a teoria da história dos perfumes, marketing até aulas práticas sobre famílias olfativas, matérias primas e avaliação sensorial. Não obstante, o curso também conta com aulas voltadas a preparação dos deficientes visuais para o mercado de trabalho.

Embora clichê, o conhecimento realmente não ocupa espaço. A preocupação com a continuação dos estudos para além da graduação só vem agregar conhecimento aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e, consequentemente, fornece embasamento mais consistente para os produtos que os consumidores encontrarão. Além disso, o networking com outros profissionais é extremamente válido. Desta forma, escolha qual é a opção que melhor se adapta aos seus desejos e realidade e boa sorte!

Seguem abaixo algumas instituições encontradas durante nosso levantamento. Salientamos que buscamos apenas apontar opções em todo o país e que não nos cabe qualquer juízo de valor sobre os cursos oferecidos. E se o seu curso não está por aqui, deixe um comentário sobre ele na sequência do texto. Tenho certeza de que nós e nossos leitores vamos adorar conhecê-lo! 😉

Cursos sobre Desenvolvimento de Formulações:

  • Associação Brasileira de Clínicas e SPAS (ABC-SPAS)
  • Bio Cursos
  • Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)
  • Claretiano
  • Estácio de Sá
  • Equilibra
  • Faculdades Oswaldo Cruz
  • Faculdade São Bernardo (FASB)
  • GSC Consultoria
  • Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE)
  • Instituto Capacitare
  • Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento em Pós-Graduação (IEFAP)
  • Instituto Racine
  • Ipupo Educacional
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam)
  • Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ)
  • Universidade Metodista de São Paulo
  • Universidade São Francisco (UFS)

Cursos sobre Perfumaria:

  • Faculdade Santa Marcelina (FASM)
  • Faculdades Oswaldo Cruz
  • Fundação Dorina Nowill
  • Pós Paulista
Gisely Spósito

Gisely Spósito

Redatora
Farmacêutica-Bioquímica e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP). Atualmente é doutoranda em Ciências Farmacêuticas, especificamente em Medicamentos e Cosméticos (FCFRP-USP). Tem experiência em Tecnologia de Cosméticos, do desenvolvimento à análise sensorial.

Todos os textos

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO