Um novo aplicativo para Android e desktop permite consultar informações de segurança de mais de 600 ingredientes presentes em cosméticos. O Cosmetopeia disponibiliza ao público leigo e técnico o acervo de avaliações de segurança de ingredientes cosméticos do Instituto Harris, fundamentado em avaliações in silico e relatórios técnicos de laboratórios e institutos de pesquisa clínica. Ele é indicado para consultas rápidas, quando se pretende conhecer as propriedades de ingredientes presentes nos cosméticos. Segundo seus criadores, o aplicativo permite avaliar de modo rápido e conclusivo, com função e riscos associados.

Tela principal do aplicativo Cosmetopeia
Tela principal do aplicativo.

A biblioteca completa de dados está disponível apenas na versão desktop, recomendada principalmente para formuladores de cosméticos. A ferramenta traz dados sobre as propriedades de cada ingrediente, seus potenciais perigos toxicológicos, suas incompatibilidades, restrições regulatórias e recomendações com relação à proteção da saúde do consumidor, inclusive pessoas mais sensíveis como idosos, crianças e gestantes.

O acesso gratuito do aplicativo na versão Android não é suficiente para dizer o quanto recomendaria ou não, pois não há acesso aos dados sem a assinatura paga. No entanto, uma plataforma com informações de segurança dos ingredientes cosméticos é muito bem vinda e pode ajudar profissionais desde os primeiros passos de uma formulação, no chamado Safe Design (Projeto Seguro), que permite o planejamento da formulação desde o início com economia e ganho de tempo. Além de oferecer também informações regulatórias de forma simples e rápida.

Exemplo de uso do aplicativo Cosmetopeia
Exemplo de uso do aplicativo Cosmetopeia.

Se você tem a assinatura do Cosmetopeia ou conhece alguém que tenha, envie seus comentários, dê sua opinião, envia fotos do uso. Queremos saber o que você acha de bom e de ruim nessa ferramenta.