A fórmula de um esmalte consiste em uma solução de formadores de filme e solventes, capaz de sustentar pigmentos e pérolas, normalmente forma uma camada lisa, brilhante e duradoura sobre as unhas.
Requisitos
Alguns requisitos e claims importantes são: respeitar a legislação vigente, utilizar matérias-primas seguras, possuir fácil aplicação, alta cobertura, rápida secagem, brilho, cores vibrantes, durabilidade (flexibilidade e resistência) e estabilidade (cor, craquelação e separação de fases).
Formulando Esmaltes
- SOLVENTES E DILUENTES: São utilizados para misturar os ingredientes da fórmula resultando em um produto homogêneo. A escolha e a quantidade de solvente presente na formulação influenciam diretamente no tempo de secagem e espessura da camada.
- FORMADORES DE FILME: São substâncias que fornecem resistência e atuam como doadores de viscosidade na formulação. O mais utilizado é a nitrocelulose.
- PLASTIFICANTE: São as substâncias responsáveis por fornecer maleabilidade, resistência e evitar craquelação (rachaduras).
- AGENTES DE SUSPENSÃO: Normalmente são derivados da argila, responsáveis por fornecer comportamento tixotrópico à formulação e impedir a precipitação de pérolas e matérias primas com maior densidade.
- ADITIVOS : Substâncias acrescentadas à formulação para fornecer proteção UV, vitaminas, proteínas, fortalecedores e aumento de brilho.
- PIGMENTOS: São os responsáveis por fornecer cor ao produto, também são utilizados pigmentos perolados.
Processo de fabricação
- Os pigmentos são misturados com a nitrocelulose, agente suspensor e sistema plastificante.
- Passa-se a mistura pelo moinho de rolos.
- Muitas vezes essa mistura pode ser seca para ser revendida em fatias (chip).
- Adicionar demais ingredientes.
O processo de fabricação é altamente inflamável, por isso o ambiente de produção deve ser preparado e seguir instruções de segurança especiais.