Entrevista – Argilas e Pigmentos Minerais

ANÚNCIO

Há tempos estou para publicar essa entrevista com a queridíssima Soraia Zonta, Diretora de Marketing da Terramater. Conversamos sobre os pigmentos utilizados em maquiagem, especialmente os pigmentos minerais e as argilas.

Se você não leu este post especial publicado no Maquiagem Mineral, vale a pena a leitura.

Já comumente utilizados em máscaras de hidratação facial e capilar, os ativos minerais são de amplo uso em cosmética, podendo ser adicionados em todos os tipos de cosméticos, tais como xampus e sabonetes líquidos, nos quais auxiliam na remoção de sujidades e promovem equilíbrio eletrolítico na pele e cabelos. Outro exemplo é a redução do sensorial oleoso e melhoria da estabilidade das emulsões fotoprotetoras. Além disso, oferecem cores estáveis à luz e à oxidação para produtos e maquiagem.

Os principais benefícios das argilas em cosméticos são a elasticidade e efeito tensor, redução da oleosidade, doação de micronutrientes, promoção da homeostasia cutânea e da troca iônica. Muitas empresas no Brasil e no mundo já usam e destacam os benefícios das argilas nos tratamentos cosméticos, principalmente de peles envelhecidas, com rosácea, dermatite seborreíca e acne. Alguns bons exemplos são MAC, Revlon, Avon, Elizabeth Arden e O Boticário (com a linha Mineral Beauty).

Cosmética em Foco – Qual a diferença entre os pigmentos minerais e os pigmentos orgânicos usados em maquiagem?

Soraia Zonta – De modo simplificado, os pigmentos minerais são produtos naturais, obtidos de argilas minerais. Em termos práticos, são oligoelementos inorgânicos coloridos que passam por um processo de micronização. Os pigmentos minerais Terramater foram aprovados em estudos clínicos de irritabilidade dérmica, acumulada e cutânea, e são certificados pela ECOCERT França.
Antes de prosseguir, é importante conceituar rapidamente alguns termos:

  • Corantes: Solúveis em água e de origem sintética.
  • Pigmentos: Insolúveis em água e podem ser de origem natural ou sintética.
  • Lacas: Corantes que são modificados para se tornarem insolúveis em água.

Os pigmentos minerais são específicos para maquiagens e capazes de embelezar, iluminar e tratar a pele. Sejam os produtos com apelo mineral, natural ou orgânico, o importante diferencial dos pigmentos minerais da é a possibilidade de utilizar ingredientes coloridos com ingredientes 100% naturais com potencial de rejuvenescimento e tratamento da pele.

CeF – Quais os pigmentos mais utilizados?

SZ – Os pigmentos minerais são produtos oriundos de elementos minerais naturais. Em maquiagem, os mais utilizados são o dióxido de titânio (cobertura branca e filtro solar UVA e UVB) e óxido de zinco (branco, adstringente e filtro solar), os óxidos de ferro (tons vermelhos e terrosos), ultramarines, violeta de magnésio e micas.

CeF – Qual a gama de cores possíveis com pigmentos minerais?

SZ – A Terramater compreende em sua linha de pigmentos minerais as versões roxa, vermelha, vermelha escura, dourada, baunilha, preta, cinza, branca, rosa e laranja como cores puras sem adição de pigmentos. Para projetos específicos onde se requer cores especiais, criamos os misturas exclusivas de argilas puras com a finalidade de obter cores únicas como a cor terracota, vinho e marrom dentre as inúmeras outras possibilidades que podem variar de acordo com a criatividade aplicada ao produto final.

CeF – Qual a principal função das argilas em maquiagem?

SZ – O mercado nacional e mundial de maquiagens é inovador e por isto cresce aceleradamente.  Os especialistas em beleza e dermatologistas buscam cada vez mais opções criativas, seguras e eficazes para a prescrição em seus tratamentos e criação de linhas de maquiagem. De tal modo, as maquiagens minerais derivadas de argilas minerais não são mais tendência e tem seu destaque no mercado como um produto capaz de embelezar, tratar a pele e esconder suas imperfeições.
As maquiagens Minerais são formulações desenvolvidas com argilas especiais naturalmente coloridas que ainda atuam em sinergia com outros ativos de alta tecnologia. As principais propriedades das argilas em maquiagem são:

  • Absorver a oleosidade da pele e absorver o suor (efeito mate);
  • Prolongar a permanência da maquiagem na pele ao passo que trata;
  • Estimular a formação do colágeno (através dos altos teores de Zn e Cu);
  • Promover o efeito tensor;
  • Promover a elasticidade cutânea;
  • Cores puras e naturais sem pigmentos sintéticos que possam causar irritação;
  • Podem ser usados em peles sensíveis, com rosáceas ou outras afecções cutâneas (consulte seu dermatologista antes de usar);
  • Revitalizar a pele cansada;
  • Remover as células mortas;
  • Realizar troca iônica com a pele;
  • Promovem a homeostasia cutânea.

CeF –As argilas são consideradas pigmentos minerais?

SZ – Sim. Quimicamente as argilas coloridas são silicatos de alumínio com concentrações variadas de óxido de ferro, magnésio, manganês e dióxido de titânio em sua composição, resultando em diversas cores.
No entanto, para manter a estrutura e as propriedades originais das argilas, elas não devem ser tratadas com radiação gama (forma de descontaminação comumente utilizada por produtores de argila, mas que não é pela Ecocert e nenhuma outra certificadora). Estudos de Kinnari e Carvalho comprovam que a radiação gama pode alterar a formação e a estrutura de diversos compostos, o que torna este processo não recomendado para descontaminação de alimentos, cosméticos e matérias primas que possuem uma composição elaborada como os minerais e argilas. Os produtos tratados com radiação gama são ditos irradiados.

As argilas são minerais de composição rica e variada. Suas propriedades cosméticas são principalmente devido aos vários compostos que estão em pequenas quantidades, como os oligoelementos e íons.

A Terramater tem um processo de descontaminação patenteado que preserva as propriedades dos seus ativos minerais. É um processo aprovado pela Ecocert para a produção de cosméticos naturais e orgânicos.

Obrigado Soraia pela disponibilidade. E vocês, o que acham dos pigmentos minerais e das argilas em maquiagem?

 

Gustavo Boaventura
4 Comentários
  1. Pri Diz

    Ficou ótimo, colega! Beijo!

  2. Ola Gustavo, vou ter que te seguir, é muito interessante e informativo seus post.
    Abraço
    Lucy
    http://produtinhosnocabelo.blogspot.com

  3. MáraLima Diz

    Muito bom. Posso colocar no meu blog essa sua postagem? Claro que vou mencionar que é daqui!

  4. Gustavo Boaventura Diz

    Mára, mencionando a autoria pode publicar sim.

Comentários estão fechados.