Estudo testa exposição de consumidores a produtos cosméticos

publicado

Hall e colaboradores obtiveram informações sobre frequência e quantidade de produtos cosméticos aplicados pelo consumidor europeu de cinco países.

Visando atualizar os dados do último estudo, há mais de 15 anos, e fornecer informações quantitativas sobre os hábitos e práticas dos consumidores europeus, este estudo investigou a exposição dos consumidores a seis produtos cosméticos: loção corporal, desodorante/antiperspirante (spray e não spray), batom, hidratante facial, shampoo e pasta dental, escolhidos por serem comumente utilizados por homens e mulheres diariamente, com algumas exceções.

Os dados foram obtidos a partir de três pesquisas existentes: o European toiletries and cosmetics database (ETCD), o ISC database e o TNS Europanel database. O ETCD fornece informações sobre o uso diário de produtos cosméticos através de diários e questionários preenchidos pelos participantes durante uma semana. Os dados obtidos a partir do ISC, concentram-se na quantidade de produto usado. E o TNS Europanel fornece dados sobre as compras que, combinados com a frequência de utilização, permitem o cálculo da quantidade estimada por uso.

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O estudo calculou a exposição diária multiplicando a frequência média diária de uso pela quantidade média de uso por produto para cada um dos cinco países: França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Dinamarca. Cada um desses países representou uma amostra significativa da Europa.

Os pesquisadores descobriram que a medida que o uso aumenta, a quantidade de produto aplicada diminui. Isso dificulta o cálculo da exposição e produziu dados errôneos nos estudos anteriores.

Os consumidores, frequentemente usam mais de um produto da mesma categoria. O TNS indica que fornecendo o mesmo produto aos indivíduos, o pesquisador pode perder até 10% do uso ocasional de dentifrício e até 20% do uso ocasional de xampu. Além disso, a quantidade utilizada do produto é relacionada a características de cada marca, tais como viscosidade, perfume, etc.

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Opinião do autor: sou suspeito para falar desse tipo de estudos, pois é a área que mais gosto na cosmetologia. O estudo é muito amplo e ficou realmente difícil sintetizar um pouco de tudo nele em tão pouco espaço. Posts muito grandes não são atrativos, por isso, tentei levantar a curiosidade dos interessados. Quem quiser ler o estudo na íntegra, deixa um comentário com seu e-mail que eu envio o PDF (em inglês).

Saiba mais: a nomenclatura correta para shampoo e pasta dental, segundo a língua portuguesa, é xampu (sem acento, porque não acentuamos oxítonas terminadas em u) e dentifrício, respectivamente.

Artigo original: HALL, B.; TOZER, S.; SAFFORD, B.; COROAMA, M.; STEILING, W.; LENEVEU-DUCHEMIN, M. C.; MCNAMARA, C.; GIBNEY, M. European consumer exposure to cosmetic products, a framework for conducting population exposure assessments. Food and Chem Toxicol, v.45, n.11, p.2097-2108, November, 2007.

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Fonte: Bird, Katie. Colipa tests consumer exposure to cosmetics products . Acesso em 30/09/2007.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.