Expectativas para 2017 no setor cosmético

ANÚNCIO

Em janeiro deste ano a Euromonitor divulgou as 10 tendências de consumo para 2017. Trataremos de cada uma delas separadamente, mas o ponto é que 2016 foi um ano difícil e 2017 começa carregado de expectativas (e esperança) de melhoria para toda a economia do país. A melhor solução neste momento não é consultar cartomantes e videntes, mas olhar para frente, planejar e buscar assertividade nas ações. Podemos resumir tudo isso em poucas palavras: o segredo para esse ano é a inovação.

O futuro é um caminho a ser percorrido.
O futuro é um caminho a ser percorrido.
Foto: Witthaya Phonsawat / FreeDigitalPhotos.net

Os consumidores atualmente demandam mais dos produtos, serviços e marcas do que nunca. Eles usam as ferramentas digitais para preencher suas necessidades, buscar opiniões, trocar experiências etc. (as marcas precisam estar constantemente alerta para captar os sinais dos seus clientes). Como monitorar um universo paralelo de informações quando sua equipe é reduzida e multitarefas? Como manter contato com os clientes mesmo após o horário do expediente? São desafios que estão além dos escritórios e organizações tradicionais.

Por outro lado, nem só de virtual vivem as pessoas. Há vida e necessidades fora do Facebook. Estar atento aos sinais dos consumidores é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio, especialmente quando se deseja retomar o crescimento econômico. Olhar para essas tendências do Euromonitor com carinho e elaborar estratégias eficazes pode parecer simples, mas não pode ficar apenas no discurso.

Thelma Bayoud, Gerente de Marketing para Home & Personal Care da Dow para América Latina
Thelma Bayoud, Gerente de Marketing para Home & Personal Care da Dow para América Latina

ANÚNCIO

Para Thelma Bayoud, Gerente de Marketing para Home & Personal Care da Dow para América Latina, “os consumidores continuam buscando cuidados com a pele e rosto, mas demonstram uma preocupação além da estética. de uma forma geral, eles têm mudado a forma como lidam com os produtos que fazem parte do seu dia a dia. As pessoas estão cada vez mais bem informadas e preocupadas com a sustentabilidade. Portanto, comparam preços e oportunidades, procuram por praticidade por meio de soluções que lhe ofereçam bem-estar de forma simples e rápida e a longo prazo (pensando na terceira idade).”

É deste emaranhado de preocupações e informações que se destacam as 10 tendências divulgadas pela Euromonitor. Em um mundo em constante mudança, os indivíduos buscam mais segurança. Os consumidores querem comprar mais rápido e com mais conveniência. Na busca por autenticidade, o consumo pode ser compreendido como elemento de personificação, de identificação, como no consumo de itens de luxo, por exemplo. Ou ainda ao consumir produtos para a pele oleosa, o consumidor declara ao mundo que possui pele oleosa. O bem estar se tornou símbolo de status e envelhecer deixa de ser um fardo para se tornar a oportunidade de contar a própria história.

Mas de tudo isso, uma característica deve ser comum em todos os cosméticos: a eficácia! Nesse sentido, Thelma afirma que “a tecnologia é uma aliada para o desenvolvimento de produtos mais eficientes e que atendam seus desejos.”

Comentários estão fechados.