Expectativas para o mercado de nutricosméticos

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No início de 2015 foi divulgada internacionalmente uma matéria (clique aqui para ler na íntegra, site em inglês) sobre as expectativas de crescimento do mercado mundial de nutricosméticos até 2020.

O mercado de nutricosméticos engloba produtos de uso oral para a saúde, divididos entre líquidos e pílulas. Trata-se de um mercado que evoluiu a partir dos nutracêuticos e cosmecêuticos (clique aqui para ler nossa matéria sobre os nutracêuticos), principalmente devido ao aumento da conscientização dos consumidores sobre o uso de produtos naturais, a preocupação com a beleza e o envelhecimento da população. Acredita-se também que o aumento na preferência por produtos de origem verde (certificação de origem) também influenciará o crescimento estimado de 11,5% até 2020.

Nutricosméticos: a união entre cosméticos e alimentos.
Foto: Maggie Smith / FreeDigitalPhotos.net

O mercado de nutricosméticos líquidos é comparativamente maior que o de pílulas, uma vez que bebidas se encaixam mais facilmente no estilo de vida de qualquer consumidor e as pessoas tendem a confiar mais em líquidos do que em cápsulas e comprimidos. Em 2013, por exemplo, as vendas dos líquidos foi de 55,75% enquanto a de pílulas foi de 44,25%. A expectativa é que a demanda de nutricosméticos líquidos permaneça alta no período. O mercado Ásia-Pacífico liderou o ranking, seguido pela Europa.

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O Brasil ainda segue pouco explorado, apresentando grande oportunidade de crescimento no setor. Estima-se que a categoria de suplementos alimentares no Brasil tenha um faturamento superior a R$ 400 milhões até 2017, segundo dados do Euromonitor.

Os maiores players mundiais desse mercado são: Croda, Lucas Meyer, Pfizer e Frutarom.

Fontes:
Global nutricosmetics market expected to reach USD$7.16bn by 2020. Acesso em 24 mar. 15
Suplementos: mais lucro nas farmácias com produtos de bem-estar. Acesso em 01 nov. 15.

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.