Extrato de brócolis tem ação contra o dano causado pela radiação ultravioleta

publicado

Uma equipe do hospital universitário John Hopkins University School of Medicine, Baltimore, liderado por Paul Talalay descobriu que a aplicação tópica do extrato reduziu significativamente o dano causado pela radiação ultravioleta (UV) em 37,7%, em média.

O sulforafano, substância presente no extrato, difere dos fotoprotetores convencionais por não absorver os raios UV. Suas propriedades protetoras se devem a sua habilidade de regular a defesa das próprias células contra o dano causado pela radiação UV.

Os mecanismos da proteção incluem inibição da ativação de pró-carcinógenos (que poderiam ser ativados no organismo), destruição das células danificadas e potencialmente neoplásicas por apoptose e a supressão das respostas inflamatórias.

O grupo mensurou o eritema como marcador da avaliação do dano causado pela radiação UV. O extrato de brócolis foi aplicado em áreas de pele definidas e o efeito calculado pela fração de eritema como resposta a exposição a radiação UV. E concluíram que a redução média no eritema foi de 37,7%. Indivíduos tratados com o extrato por três dias consecutivos, mas só foram expostos a radiação UV 2 a 3 dias após o tratamento, também apresentaram uma redução significante do eritema.

Opinião do autor: este estudo, como outras promessas de ação fotoprotetora ou protetora dos danos causados pela radiação UV, traz perspectivas de melhoria nas formulações de fotoproteção em um futuro próximo. No entanto, nenhum estudo descarta o uso de protetores solares, mas sim associa outros ativos que aumentem sua atividade protetora.

Saiba mais:

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Sulforaphane
  • http://www.phytochemicals.info/phytochemicals/sulforaphane.php
  • Zhang, Y.; Kensler, TW.; Cho, C.; Posner, GH.; Talalay, P. Anticarcinogenic Activities of Sulforaphane and Structurally Related Synthetic Norbornyl Isothiocyanates. PNAS, vol. 91, p.3147-150, 1994.
  • Dinkova-Kostova et al. Induction of the Phase 2 Response in Mouse and Human Skin by Sulforaphane-containing. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev., vol.16, n.4, p.847-851, 2007.

Artigo original: BIRD, K. Broccoli extract protects against damage from UV radiation. Disponível em:. Acesso em 23/10/2007.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.