Homens e o mercado masculino de cosméticos

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O mercado mundial está presenciando um grande aquecimento no que se refere aos cuidados pessoais masculinos, um público antes tímido que está se tornando cada vez mais presente e exigente no que diz respeito aos produtos que usarão para cuidar da sua apresentação no mundo moderno.

O Cosmética em Foco já publicou algumas matérias que se referem à categoria masculina, em uma destas ocasiões (que pode ser encontrada neste link), onde o panorama do mercado de 2012 estava sendo analisado em um evento, e nomes influentes ligados às principais tendências estavam compartilhando suas expertises com o público presente.

Este tópico foi considerado um tabu, porém as últimas gerações de homens têm entendido que os cuidados com sua aparência externa influenciam em uma pele e/ou cabelo saudável, melhorando a receptividade e a autoestima dos consumidores em seu cotidiano.

Alguns dados do mercado atual mostram que o ano de 2014 foi um marco no consumo de cosméticos entre os consumidores, como podemos ver abaixo, o gráfico mostra como o tempo gasto com a aparência dos homens tem se comparado com o tempo gasto pelas mulheres:

Homens gastam cada vez mais tempo com a aparência, uma das causas do aumento do mercado de beleza masculino
Tempo diário gasto com a aparência em cada gênero.
Fonte: Pesquisa Internacional de Cuidados Pessoais Euromonitor, 2014

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Mais dados relevantes do estudo realizado pelo instituto Euromonitor revelam que outros produtos cosméticos tiveram um crescimento de procura principalmente pelo público masculino, entre as principais categorias de produtos temos:

  • Cuidados com a Pele (Skin Care): Loções Anti-Aging, Tônicos Faciais e Cremes para a área dos olhos;
  • Cuidados capilares (Hair Care): Condicionadores, Produtos de tratamento para a perda capilar e tinturas capilares;
  • Maquiagem (Make Up): BB e CC Creams, Bases corretivas para a pele e Bases para as unhas;
Os cabelos não precisam mais necessariamente ser curtos e cheios de gel e a barba pode estar aparente.
Foto: javi_indy / Freepik

Embora este seja mercado em ascensão, é importante ressaltar algumas características fisiológicas da pele masculina para que os formuladores entendam como promover uma melhor sensação de bem-estar aos seus consumidores com formulações específicas para os homens.

As principais diferenças e fisiológicas entre a pele do homem e da mulher são, primeiramente, uma epiderme mais espessa na pele masculina por conta de uma maior queratinização das células epidermais, isso é justificado pela maior presença de pelos terminais (grosso e pigmentado) na pele do homem, ainda mais pronunciados no rosto onde nascem os pelos da barba. Também existe uma maior síntese de sebo na pele masculina, justificada pela maior quantidade de glândulas sebáceas no homem, isso contribui para uma pele mais oleosa com poros dilatados, e para a maior incidência de problemas dermatológicos, uma vez que este sebo serve como ).

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Diferenças fisiológicas entre a pele do homem e a pele da mulher.
Diferenças entre a pele masculina e feminina.
Foto: Divulgação.

A maior produção de sebo na pele masculina também traz alguns benefícios para o homem, um deles é manter a pele hidratada, uma vez que a perda de água transepidermal é maior na pele dos homens, porém poucos indivíduos possuem problemas de pele ressecada por conta desta maior produção de sebo.

Outras características que podem ser observadas na pele masculina são: diferença na distribuição das fibras de colágeno na hipoderme, o suor do homem tem um em relação ao suor da mulher, o que torna seu odor mais difícil de ser mascarado, pois as bactérias presentes na flora natural da pele se aproveitam dessa maior permanência do suor sobre a pele para metabolizar os nutrientes em sua composição. Por fim, também podemos observar a presença de pelos durante toda a extensão corporal masculina.

No Brasil já existem grandes marcas de produtos que desenvolveram uma linha mais elaborada de produtos cosméticos, saindo do usual Xampu 2 em 1 e da loção pós barba. Em algumas marcas como Boticário Men e Dr Jones, encontramos cremes para a redução de medida corporal, cremes para o barbear com ativos que acalmam o atrito da pele com a lâmina de barbear, cremes faciais multifuncionais, etc.

Atualmente, o homem usa a barba como um modo de diferenciar sua personalidade e também como uma camuflagem das imperfeições de sua pele, uma vez que o barbear é agressivo mesmo com a utilização de produtos para aliviar sua irritação. Com a evolução e aceitação deste novo estilo de aparência masculina, logo surgiram produtos cosméticos que permitem aos homens modelarem, higienizarem e terem maiores cuidados com os pelos faciais como shampoos, condicionadores, ceras de modelação e óleos de hidratação.

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Produtos que também estão ganhando espaço nas prateleiras são produtos capilares para a manutenção do cabelo masculino grisalho. Esses produtos foram lançados por nomes de peso em produtos de tratamento capilar como Redken, L’Oreal Homme e Vizcaya. O principal apelo deste produto é matizar o cabelo branco, eliminando seu reflexo naturalmente amarelado e deixando o fio com aspecto mais limpo e saudável.

Com a desconstrução social que este assunto vem presenciando, vemos homens mais diversificados tomando conta da sua aparência sem medo de externar sua personalidade no meio em que vive. O consumidor desta categoria de mercado está se tornando mais presente e ávido por inovações, embora os produtos masculinos esteja crescendo, já podemos perceber uma diversificação nos desenvolvimentos bem como uma melhor adesão do público consumidor aos novos lançamentos. Ainda existem muitos aspectos dos cuidados pessoais de um homem à serem abordados no mercado cosmético, e isso deve ser visto como uma característica positiva, uma vez que permite aos fabricantes agregar cada vez mais inovações em seu portfólio.

Referências
DRALEOS, Z.D. Male skin care in the U.S. market – Skin Care Forum. 06/2014.
DECKNER, G. Men’s Skincare: Male Skin Biology & Opportunities in a Hot Market – PROSPECTOR 12/2015.

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HOLMES, L. Men’s Grooming Habits in Emerging and Developed Markets – Euromonitor Blog. 06/2014.

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