In-cosmetics Latin America começa com o pé direito

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Não estava previsto um texto sobre a feira para hoje, mas o primeiro dia da in-cosmetics Latin America foi tão intenso que não resisti fazer um breve resumo sobre o que já aconteceu.

O mercado de ingredientes para o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) movimentou US$ 1,2 bilhão em 2015. Somos o terceiro mercado global de ingredientes! Não é à toa que, de acordo com o diretor do evento Daniel Zanetti, a in-cosmetics Latin America teve um crescimento de 20% em tamanho e em número de visitantes credenciados em relação à edição de 2015. A expectativa é que essa edição reúna 3500 visitantes.

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Nesses dois dias muitas tendências e novidades serão apresentadas. Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carl0s Basílio, cerca de 30% do faturamento do setor se deve aos lançamentos, ou seja, é um setor que depende da novidade e da inovação. Somos o terceiro setor industrial que mais investe em pesquisa e desenvolvimento. Daí a importância de eventos como a in-cosmetics, que promove a exposição de ingredientes para o setor. Para Basílio, a expectativa é de que o setor volte a crescer a partir de 2017 e que o ano de 2016 termine em equilíbrio. O mês de agosto de 2016 já indicou um crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Diretora de Inovação & Insight, Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, Vivienne Rudd apresentou um paralelo entre os mercados da Coreia do Sul, do Japão e do Brasil. Enquanto nos dois países asiáticos os produtos para o rosto são o maior mercado (52% e 42% respectivamente), no Brasil o mercado de produtos para os cabelos é o mais importante. Para ela, enquanto lá as empresas começam a explorar o mercado de cabelos e têm muito a aprender e se inspirar com o Brasil. Aqui a movimentação é em busca de aumento da  fatia de 4% do mercado para os produtos de cuidados com o rosto e nesse ponto somos nós temos muito o que aprender com os asiáticos, que já têm longa tradição de produtos com absorção rápida, textura leve e com fator de proteção solar.

Formulation Lab promove aprendizado e integração

As empresas Dow e Dow Corning fizeram uma sessão no primeiro dia do evento com o Ecosmooth Delight, um booster sensorial premium com custo acessível. “A apresentação foi um sucesso, o laboratório estava lotado e mostramos a matéria-prima em várias fases pré-formuladas, além da demonstração de como incorporar a emulsão a frio. O Formulation Lab foi uma grande novidade e uma forma de inovar na demonstração dos produtos”, diz Maria Rita Oliveira, de Desenvolvimento de Produto e Personal Care.

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No Formulation Lab, os visitantes tiveram a possibilidade de participar de sessões práticas e interativas para formular produtos. Eu participei da sessão “Loção Protetora pós sol feita em uma base com estruturas lamelares similares à pele adicionada de um ativo natural inovador HerbaProtect NOX”, promovida pela Lipoid Kosmetik. O HerbaProtect NOX é um ativo para cuidados com o sol que protege a pele contra o dano induzido pela radiação ultravioleta, composto por extratos da flor de romã (pomegranate flower extract), extrato da folha de perilla (perilla leaf extract) e extrato do fruto de kakadu (kakadu plum extract). Seu mecanismo de ação neutraliza a formação de dímeros de pirimidina ciclobutano (CPD) e inibe enzimas envolvidas na formação de radicais do tipo peroxinitrito.

Hoje haverá mais três sessões do Formulation Lab. Quem se interessar pelos temas, mas não conseguiu se inscrever previamente, compareça ao local 5 minutos antes do início da sessão e talvez você consiga encaixa caso algum inscrito tenha desistido.

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Mintel demonstra inovações e tecnologias na prática, no Innovation Zone

Assim como em outras edições da in-cosmetics pelo mundo, a Mintel tem um espaço específico para demonstrações de inovações e tecnologias. “Aqui, podemos mostrar aos clientes as inúmeras possibilidades de aplicações de matérias-primas, em produtos finais. São tendências mundiais e que podem dar certo também no Brasil”, explica Juliana Martins, especialista de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

 

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

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