Lavando seus cabelos sem água

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Acho que eu nem me lembrava mais o que era postar. rsrsrs Foram semanas bastante apertadas e o curso foi um sucesso! A parte prática teve apoio da Cosmotec, Lipo e Rudnik, que contribuíram com as matérias-primas e material didático para a realização de quatro formulações pelos participantes: um xampu, um condicionador, um silicone reparador de pontas e um creme alisante.

Aproveitando o assunto xampu e cosméticos capilares, achei essa informação em um site internacional de notícias e me interessei bastante pela volta desse produto ao mercado. Há alguns meses que eu já ouvia sobre a tendência de xampu seco. Principalmente com apelo de preservar a água potável de nosso planeta.

Se a sua ideia de xampu se resume a espuma, prepare-se para os xampus secos, ou xampus em pó, pois muitas empresas em todo o mundo se dedicam a essa tendência atual, que revisita os anos 70.

O produto é aplicado nas raízes dos cabelos, massageados e então basta pentear o escovar os cabelos para remover o produto. A maioria desses produtos contém substâncias que absorvem a oleosidade excessiva. Ideal para quem tem raízes oleosas e não pode lavar os cabelos todos os dias.

A loja de departamentos europeia Sephora (http://www.sephora.com/) disponibiliza ao Mercado internacional três marcas de xampu seco: Oscar Blandi, Ojon Rub-Out Dry Cleanser e Rene Furterer’s Naturia.

Alguns produtos atuam tanto como xampu seco quanto auxiliares na modelagem dos cabelos, como é o caso dos produtos da Bumble and Bumble.

Opinião do autor: As principais matérias-primas presentes nesse tipo de formulação são: talco, amido de milho e outros pós oriundos de cereais. O mais importante de se alcançar nesse tipo de formulação é a fácil remoção do produto após a aplicação, pois as primeiras formulações não eram nada práticas aos consumidores que tinham dificuldade em remover o produto.

Fonte: KEPTNER, L. Washing hair without water? Dry shampoos.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

1 comentário

  1. Estou há alguns minutos em vosso site e preciso dizer q é totalmente FANTÁSTICO!!

    Nota-se q vc é realmente apaixonado por essa área. Os assuntos abordados, o nível das informações são epetaculares.

    Mas agora só não sei como sair. Sempre encontro uma coisa nova, interessante . .

    Parabéns !!! Vc merece.

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