Sou suspeito para falar, pois minha biblioteca está repleta de livros. É cultura da minha família colecionar prateleiras e mais prateleiras de livros. Por isso que não posso passar próximo a livrarias grandes (como essas megastores, principalmente aquela que fica no Conjunto Nacional em São Paulo!), pois sempre saio com pelo menos um exemplar novo para ler. A melhor parte é que geralmente consigo ler todos, principalmente os livros técnicos. Agora em sua segunda edição, Cosmetologia Aplicada a Dermoestética, livro do farmacêutico Cláudio Ribeiro (colega de profissão e meu veterano na UFOP) , publicado pela Pharmabooks traz, além do conteúdo já conhecido na primeira edição, novos capítulos e assuntos.
Foto: Divulgação Pharmabooks.
Além de atualizar o conteúdo já conhecido sobre pele, limpeza, desodorantes, hidratação cutânea, fotoproteção e bronzeamento, clareadores e despigmentantes, envelhecimento, acne, esfoliação, máscaras faciais, área dos olhos, celulite, estrias, mãos, pés e unhas e produtos para massagem, nesta segunda edição, há quatro novos capítulos que abordam os repelentes de insetos, os depilatórios e pós-depilatórios, orgânicos e naturais, e cosméticos infantis e para crianças.
É leitura obrigatória para quem está na área cosmética e/ou quer iniciar. A linguagem, apesar de técnica, é simples e de fácil assimilação. Sugiro a leitura desse livro principalmente pelos químicos e engenheiros químicos que trabalham com cosméticos, pois ele traz explicações breves, suscintas e claras sobre alguns mecanismos bioquímicos relacionados. Aos farmacêuticos e tecnólogos cabe a atualização desse conhecimento fundamental para a formulação de cosméticos eficazes e de maior aceitação pelo público-alvo.
Indicado também para esteticistas e dermatologistas que têm o conhecimento prático e querem entender mais sobre os produtos e seus componentes principais.
Apenas para constar, o livro continua com a seção final de sugestão de formulações. São sugestões e pontos-de-partida para que os profissionais possam criar suas próprias composições. E os dermatologistas (prescritores) podem voltar a esmiuçar as composições magistrais.
Para você que não sabe ainda o que fazer da sua vida até adquirir este livro, pode adquiri-lo pelo site da Pharmabooks, clicando aqui.
Esta publicação não é um publieditorial. Trata-se de uma breve resenha do autor após a leitura do livro.
Atualizado em 06 de março de 2016.