Maquiagem no Brasil: um mercado peculiar

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Segundo dados do Euromonitor, o mercado de maquiagem no Brasil continua crescendo. Em 2014, ele representava um valor de US$ 3,455 milhões contra US$ 3,417 milhões no ano anterior.

O Brasil permanece o terceiro maior mercado mundial de maquiagem. Aproximadamente 7,7% do mercado brasileiro de cosméticos pertence ao de maquiagem, sendo liderado pelos cuidados com as unhas (28%) e seguido igualmente pelas categorias de lábios, rosto e olhos (com 24% cada uma). Acredita-se que os consumidores brasileiros, em especial as mulheres, tenham passado a usar mais maquiagem nos últimos anos em função do lançamento de fórmulas mais adaptadas à pele brasileira, mais leves e mais líquidas.

Em um país de etnias miscigenadas como o Brasil, certamente a oferta de produtos de maquiagem deve ser igualmente diversificada. Nosso clima é quente, úmido e com alta incidência de radiação ultravioleta. Por isso é necessário que a maquiagem elimine o brilho excessivo da pele (o chamado efeito matte), proteger da radiação UV e absorver a oleosidade que aumenta com o passar do dia. Aqui até o batom deve ter efeito mate. Não bastasse isso, o produto ainda precisa ter longa duração e se manter durante boa parte da jornada diária de trabalho.

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Fonte:
Euromonitor
MakeUp in São Paulo.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.