Maquiagem no Brasil: um mercado peculiar

ANÚNCIO

Segundo dados do Euromonitor, o mercado de maquiagem no Brasil continua crescendo. Em 2014, ele representava um valor de US$ 3,455 milhões contra US$ 3,417 milhões no ano anterior.

O Brasil permanece o terceiro maior mercado mundial de maquiagem. Aproximadamente 7,7% do mercado brasileiro de cosméticos pertence ao de maquiagem, sendo liderado pelos cuidados com as unhas (28%) e seguido igualmente pelas categorias de lábios, rosto e olhos (com 24% cada uma). Acredita-se que os consumidores brasileiros, em especial as mulheres, tenham passado a usar mais maquiagem nos últimos anos em função do lançamento de fórmulas mais adaptadas à pele brasileira, mais leves e mais líquidas.

Em um país de etnias miscigenadas como o Brasil, certamente a oferta de produtos de maquiagem deve ser igualmente diversificada. Nosso clima é quente, úmido e com alta incidência de radiação ultravioleta. Por isso é necessário que a maquiagem elimine o brilho excessivo da pele (o chamado efeito matte), proteger da radiação UV e absorver a oleosidade que aumenta com o passar do dia. Aqui até o batom deve ter efeito mate. Não bastasse isso, o produto ainda precisa ter longa duração e se manter durante boa parte da jornada diária de trabalho.

Fonte:
Euromonitor
MakeUp in São Paulo.

Comentários estão fechados.