Matérias-primas que afetam a viscosidade

ANÚNCIO

A cultura antiga e ainda majoritária para a maioria dos produtos cosméticos ainda é que produto viscoso é produto concentrado. Afinal, a viscosidade interfere na detergência de um shampoo? Ou na hidratação de um creme corporal? A resposta a essas duas perguntas é: NÃO. De um modo geral, a viscosidade do produto está intrinsecamente ligada aos agentes espessantes da formulação. Assim como a performance de um produto é avaliada conforme os resultados finais da aplicação e não pelo aspecto.

Um exemplo clássico que podemos ter é a eficácia de um sabonete líquido mousse com mesma eficácia que um sabonete líquido viscoso, aonde temos aspectos bem diferentes, mas a concentração dos tensoativos para limpeza são as mesmas ou senão até maiores nos produtos em mousse.

Sabonete líquido viscoso.

Particularidades da viscosidade no produto

A viscosidade pode ser medida de várias maneiras, mas a usual é através de um viscosímetro conhecido como Brookfield utilizado para produtos fluidos newtonianos e não-newtonianos.

Nas emulsões costuma-se utilizar o viscosímetro Brookfield acoplado ao Helipath, para leituras na parte superior e inferior do produto afim de termos uma estatística do produto como um todo.

ANÚNCIO

Classificação dos agentes espessantes

Atualmente existem mais de 500 opções de agente espessante para formulações cosméticas e a diferença está na aplicação de cada um deles. Podemos classifica-los como:

  • Espessantes da fase oleosa. Exemplos: cera de abelha, cera de candelila, cera de ozoquerita.
  • Espessantes naturais. Exemplos: celuloses modificadas, coma xantana e gelatina. Leia mais sobre gomas e espessantes.
  • Espessantes sintéticos. Exemplos: carbômeros e polietilenoglicóis.
  • Espessantes eletrolíticos. Exemplos: cloreto de sódio e sulfato de magnésio

Fatores que afetam a viscosidade

Alguns fatores afetam a viscosidade da emulsão tais como:

ANÚNCIO

  • Ocorrência de floculação ou agregação das gotas emulsionadas;
  • Tamanho e distribuição das partículas da fase interna. Quanto menor o tamanho da partícula, maior a viscosidade e mais estável a emulsão (veja figura abaixo);
  • Composição química, polaridade e concentração dos emolientes, emulsionantes e fase contínua;
  • Solubilidade do emulsionante nas fases interna e externa da emulsão;
  • pH das fases líquidas;
  • Natureza dos filmes de tensoativos ao redor das gotas de óleo e das forças de atração e de repulsão;
  • Concentração de eletrólitos.
Gotículas de emulsão O/A com pouca homogeneização (lado esquerdo) e após homogeneização adequada (lado direito).

 

Para reduzirmos as interferências que podemos ter na viscosidade do produto final, com certeza o estudo de estabilidade para diferentes processos, composições e embalagem, é de extrema importância.

Ao nos depararmos com a visão de até que ponto a viscosidade é importante nos resultados finais do produto, acredito que é válido estudarmos quais são as novas concepções do consumidor para com este parâmetro.

Referências bibliográficas:
Becher, P. “Emulsions: Theory and Practice”, 2ª Ed., Reinhold Publishing Corp., New York, 1965;
SILVEIRA, Carlos Alberto. Uso do viscosímetro Brookfield em determinações reológicas. Polímeros Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p.41-43, 1991.
SHERAZ, M.A.; KHAN, M.F.; AHMED, S.; KAZI, S.H.; AHMAD, I. Factors affecting formulation characteristics and stability of ascorbic acid in water-in-oil creams. Int J Cosmet Sci. 2014 Oct;36(5):494-504. doi: 10.1111/ics.12152
Novel Cosmetic Delivery System, Cosmetic Science and Technology Series (vol. 19)
3 Comentários
  1. […] 26 de agosto de 2016 | Matérias-primas que afetam a viscosidade […]

  2. Claudia Diz

    Excelente abordagem sobre viscosidade! Parabéns Gustavo! Sou fonoaudiologa e quero estudar cosmetologia, qual o curso me indicaria?

    1. Gustavo Boaventura Diz

      Olá Claudia, obrigado por seu comentário! Temos esse texto que lista alguns cursos disponíveis pelo país: https://cosmeticaemfoco.com.br/2016/07/cosmetologia-para-alem-da-graduacao.html

Comentários estão fechados.