Mercado cosmético masculino: cobertura do Men’s Beauty Show

Guia: Depilação masculina
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“As mulheres gostam de homens que se cuidam”
Autoras desconhecidas

No último dia 11 e 12 de novembro eu e Gustavo fomos ao Men’s Beauty Show, um congresso voltado para o cuidado e bem estar do novo homem ou neomasculinidade. A proposta da neomasculinidade é justamente desvincular masculinidade de sexualidade e permitir ao homem cuidar de si, viver a família, cuidar dos filhos, ser mais carinhoso e atencioso, sem com isso deixar de ser viril e ter que questionar sua sexualidade. Ser homem é uma coisa. Ser hétero, homo, bi ou pansexual é outra. Estes homens perceberam que não é preciso deixar sua masculinidade de lado para ser adepto aos tratamentos estéticos e fazer o uso de cosméticos voltado para este mercado em crescimento.

De olho neste crescimento acelerado do mercado, a indústria cosmética desenvolve cada vez mais produtos para esta categoria. Segundo João Carlos Basílio, Presidente da Abihpec, e palestrante do evento, o mercado masculino possui um crescimento médio deflacionado de 10 % nos últimos 16 anos e a tendência é este número se manter em 2012, com aumento por parte da indústria em mídia, comunicação e Pesquisa & Desenvolvimento.

Como já dissemos em posts anteriores, o Brasil atualmente ocupa a 3° posição no mercado cosmético mundial, com expectativas de ultrapassar o Japão em 2013. Em relação ao mercado cosmético masculino ocupamos a 2° posição possuindo 12,1% de todo mercado. Em sua palestra no congresso sobre DADOS DO MERCADO, João Carlos Basílio forneceu aos palestrantes sua visão pessoal: “Até 2020 seremos o maior mercado cosmético do mundo”.

Perfumes e colônias ainda são os segmentos preferidos pelos consumidores masculinos, mas nota-se um avanço crescente dos produtos para o cabelo e de cremes hidratantes. “Esta alta demonstra que o homem está pondo de lado alguns conceitos antigos e incorporando o uso de perfumes e cosméticos ao seu modo de vida, associando inclusive a boa aparência e os cuidados com a higiene corporal como fator determinante para o sucesso profissional”, afirma João Carlos Basílio da Silva, presidente da Abihpec. Há cerca de dez anos, um a cada 100 homens brasileiros usava algum tipo de cosmético para retardar o envelhecimento. Atualmente, esse número mudou para um a cada quinze.

No congresso pudemos ter acesso a vários temas e profissionais de diversas áreas. O Gustavo foi palestrante do evento e nos forneceu uma visão ampla sobre marketing estratégico, a “invasão” dos centros de beleza pelos homens, a neomasculinidade e seus conceitos, mas este é um assunto que ele vai resumir nos próximos posts.

Durante as palestras pudemos entender que o homem atual exige produtos multifuncionais, com sensorial adequado ao seu tipo de pele,  toque seco, secagem rápida, fragrância agradável e sutil, praticidade de uso e embalagem e com resultados rápidos.

Airton Seligman, Jornalista e Diretor da revista Men’s Health (revista referência em nutrição, bem estar, moda, exercícios e estética voltada ao público masculino) da Editora Abril e também palestrante do evento, trouxe aos congressistas sua visão sobre o equilíbrio necessário para que o homem moderno seja bem sucedido, sendo o visual hoje fundamental para a ascensão pessoal e profissional.

Tivemos contato com Stella Maria Cardoso e Marcello Marcondes, ambos proprietários de salões de estética voltado ao público masculino. Os palestrantes forneceram informações importantes relacionadas aos tratamentos de beleza mais procurados pelos homens e sobre programas de fidelização destes clientes tão difíceis de serem alcançados, mas muito fiéis quando seduzidos.

Em relação às cirurgias plásticas, o Brasil ocupa a 2° posição no mercado mundial, e este também tem sido um procedimento extremamente procurado pelos homens, segundo Ailthon Takishima – Cirurgião Plástico e palestrante do evento. O número de pacientes do sexo masculino vem aumentando nos últimos anos devido ao crescimento econômico e ao menor preconceito por parte dos homens em procurar tratamentos cirúrgicos. Os tratamentos mais procurados nos consultórios são: Rinoplastia (nariz), Lipoaspiração, Blefaroplastia (pálpebras caídas e bolsas de gordura abaixo dos olhos), Otoplastia (orelha de abano) e próteses de silicone (peito, abdômen e panturrilha).

No congresso tivemos uma apresentação do Maquiador e editor da Revista Make Up Professional Marcelo Marques e Gabriela Góes Design em Mechas, introduzindo noções básicas de maquiagem masculina e cuidados com os cabelos. Atualmente o mercado de maquiagem masculina esta tímido, porém com perspectiva de crescimento para os próximos anos. Por possuir a pele mais espessa e oleosa em relação à pele feminina, os homens necessitam de produtos desenvolvidos especialmente para suas características.

Agradecemos à recepção de Maria Amélia Abdalla, Diretora de Comunicação da Targets Eventos, pela recepção e acesso ao evento. Aproveitamos para parabenizar todos os envolvidos neste evento que busca a cada ano agregar profissionais de diferentes áreas rumo ao crescimento do mercado cosmético e estético masculino.

Referências:

Leandro Krause

Farmacêutico-Bioquímico, Especialista em Genética Humana e Pós graduando em Tecnologia Cosmética. Experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de novos projetos de maquiagem, validação de processos e análises laboratoriais.

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comentários

  • Legal! Temos mais é que nos cuidar mesmo. Eu desde adolescente tinha os meus dias de Spa Day hsuhuaa. Tirava um dia pra esfoliar o corpo e rosto com mistura de limão e açucar, banho com sabonete líquido e hridratação com óleo bifásico.
    No rosto, apos a esfoliação e lavar com sabonete glicerinado eu passva mel, depois iorgute, tendo os olhos cobertos com chumaços de algodão embebido em água boricada gelada! Por ultimo lava com soro fisiológico e passava um hidrantante (roubado de minha mãe) hsuhaua
    Hoje aos 41 anos, continuo vaidoso e uso produtos específicos. Vale a pena se cuidar! O bem estar e a auto estima agradecem. Pense que todos me dão 29 anos!! 😀

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