Não estamos devidamente protegidos contra o câncer de pele

publicado

É o que diz um estudo recentemente publicado na revista científica American Journal of Preventive Medicine. O estudo liderado por Coup, investigou a prevalência de hábitos que aumentam o risco do surgimento de câncer de pele em diferentes grupos etários a partir de dados da National Health Interview Survey (NHIS – Pesquisa Entrevista Nacional de Saúde) de 2005.

A pesquisa sugere que a maioria dos norte-americanos apresentam comportamento de alto risco. O mais prevalente é o uso infrequente de fotoprotetores com FPS 15 ou mais e o uso infrequente de vestimentas protetoras.

Os que menos se interessam em utilizar os fotoprotetores são os jovens entre 18 e 29 anos, representando um público-alvo tanto pelas indústrias quanto pelos programas educativos. Os idosos estão muito pouco acima dos jovens na utilização frequente de produtos para o sol. Outros grupos demográficos relacionados foram os homens, os brancos não hispânicos e indivíduos de baixos níveis educacionais.

Anúncio

Opinião do autor: Muitos fabricantes desenvolvem produtos especificamente para os consumidores masculinos. Algumas empresas investem em produtos para esportistas, outras em fragrâncias, mas todas querem vencer o mito de que se proteger do sol seja incompatível com a imagem masculina. Todos devem se prevenir do câncer de pele, que promete ser um problema de saúde pública mundial se a situação não reverter. O quadro hoje é de total descaso com os riscos da exposição solar, pois já se tem conhecimento da importância do uso de fotoprotetores, mas as pessoas insistem em “ter um bronzeado”. Ter a cor do verão é muito bonito, mas deve-se alcançá-la gradativamente, caso contrário, além de não ter um efeito duradouro no tom da pele, essa exposição irresponsável pode ser responsável por muitos danos só percebidos anos após.

Fonte: COUP, E. J.; MANNE, S. L.; HECKMAN, C. J. Multiple Skin Cancer Risk Behaviors in the US population. Am J Prev Medicine, v.34, n.2, p.87-93, Feb 2008.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.