Novas embalagens ajudam a conter contaminação

publicado

A M&H está lançando um produto para embalagens de produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais que promete ajudar a conter a contaminação. Trata-se de um aditivo antimicrobiano que pode ser incorporado a uma ampla gama de embalagens plásticas sem afetar sua aparência ou da formulação.

Íons de prata são incorporados à superfície da embalagem. Ao serem absorvidos pelas bactérias, impedem o fechamento da parede celular, desequilibrando o metabolismo e impedindo a divisão celular, além de inibir a respiração da célula.

Segundo a empresa, o material é eficaz contra a maioria das bactérias de superfície, como Escherichia coli e Salmonella enteritides, e tem duração durante toda a vida útil da embalagem.

Anúncio

A companhia disponibiliza atualmente linhas de embalagens PET, SAN, Polietileno e Polipropileno com o aditivo antimicrobiano. Ela aposta na popularização dessa inovação entre as indústrias, como meio de assegurarem a saúde e higiene de seus consumidores.
Opinião do autor: essa era uma novidade já esperada, assim como foi o desenvolvimento das embalagens “verdes” (ecologicamente sustentáveis). No entanto, resta saber se essa inovação não vai, na verdade, aumentar as cepas de bactérias resistentes aos antimicrobianos existentes como já aconteceu com o triclosan (Irgasan).

Fonte: BIRD, K. Antimicrobial packaging helps stop spread of infection. Acesso em 04/02/2008.

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

1 comentário

  1. ola
    gostaria de saber se existe algum distribuidor desse tipo de embalagem.
    pois trabalho em farmacia de manipulacao com foco em cosmeticos e estou querendo adquiri embalagens novas e diferenciadas.
    Aguardo seu retorno
    Att

Comentários estão encerrados.