Novidades da FCE Cosmetique 2017

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Se tivesse que resumir a experiência na FCE Cosmetique 2017 em poucas palavras seria bem difícil. Ainda bem que tenho muito espaço para isso aqui (se prepara que tem textão e não é eufemismo). Primeiramente, a feira estava mais compacta, com menos stands de matérias-primas (que é sempre o meu objetivo principal). Isso não significa que estava menos rica em informação! Primeiramente porque, como era no passado, não foi necessário dividir a atenção entre os stands dos fabricantes e de seus distribuidores. Sim, estava bastante comum o fabricante e o distribuidor apresentarem as mesmas novidades. Assim, foi enriquecedor ver mais associações de ingredientes.

A grande maioria dos fornecedores presentes na feira apresentou tendências e texturas. Para ser bastante sincero, não me lembro de ter visto nenhum lançamento de matéria-prima. Também não acho que isso diminui a força do que foi apresentado. Em tempos de crise, muito mais do que buscar novos ingredientes e aumentar os gastos com estoques, as empresas buscam otimizar o portfólio de ingredientes já aprovados. Para mim foi essa a maior contribuição da FCE Cosmetique 2017.

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Segundo Rodrigo Afonso, Business Manager da NürnbergMesse Brasil, “reunimos na FCE Cosmetique toda cadeia cosmética, o que nos torna um espelho do mercado. Ver o aquecimento da economia brasileira nos traz a certeza da realização de um grande evento em 2017”.

Novidades de matérias-primas apresentadas na FCE Cosmetique 2017

O estande quantiQ estava fisicamente na FCE Pharma, mas apresentou para os clientes de Cosméticos formas de aplicar os ingredientes da família Olivem em diferentes produtos. A Gerente de de Aromas & Fragrâncias, Cosméticos e Farma, Regina Oliveira, declarou que participar de eventos como a FCE Pharma e FCE Cosmetique é “a oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos clientes, apresentar nossas soluções e identificar novas tendências da indústria”.

O lounge da Basf no mezanino foi o espaço para a apresentação de suas tecnologias para inspirar os clientes. Entre os ingredientes apresentados estavam o Collalift 18, um extrato de casca de mogno africano que tem efeito lifting, estimulando a síntese de colágeno XVIII. O Cetiol 4 All é um emoliente que promete sensorial de nutrição e hidratação. Também foram apresentadas as proteínas Nutrilan Keratin LM e Gluadin Kera-P LM, ambas para aplicação em produtos capilares e com certificação Halal.

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Também com o estande localizado na FCE Pharma, a Merck apresentou aos clientes do setor cosmético os dois novos pigmentos do portfólio de prateados Ronastar Frozen Jewel e Ronastar Royal Sparks, bem como o ativo repelente indicado para uso em produtos para gestantes, bebês e pessoas com pele sensível, IR3535 (saiba mais sobre o IR3535). Para completar, a multinacional alemã apresentou também adjuvantes para efeito soft focus em produtos de fotoproteção e aumentar eficácia de FPS.

A Dow não estava presente efetivamente nesta edição da FCE Cosmetique 2017, mas suas soluções foram apresentadas no estande da Univar com os silicones Dow Corning CE-8411 Smooth Plus Emulsion e CE-7081 Smart Style. No lounge da AQIA o espessante de fase oleosa Ethocel, os espessantes de fase aquosa Aculyn e o emoliente Ucon Fluid Ap foram os destaques da Dow.

Destaque para o lounge da AQIA, que apresentou um circuito sensorial com seu amplo portifólio de ingredientes e suas aplicações em diferentes categorias de produtos. Também foi possível assistir palestras com tendências de mercado da Mintel. Chamo atenção especial à quantidade de soluções que eles apresentam em ingredientes extraídos do café, que vão muito além de apenas um extrato de café verde ou de cafeína anidra.

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A Chemyunion estava no mezanino com um lounge repleto de tendências globais. Entre os ativos apresentados estão o GoBlond, ativo indicado para proteger os cabelos durante processos de alisamento e coloração. Também o Sensoveil Sil, que é uma alternativa aos silicones em sensorial. Para os cuidados da pele, o destaque é o Revinage, ativo de tecnologia verde indicado para combater o envelhecimento cutâneo. Para o CEO Marcelo Golino, “buscamos criar produtos com robusta base científica, alinhados às tendências de mercado, apresentando sempre vantagens competitivas frente às opções disponíveis. Isto abrange produtos de alta performance, seguros e competitivos dentro da realidade nacional”.

Lipbalm apresentado pela Cosmotec.

A Cosmotec convidou os visitantes da FCE Cosmetique 2017 a celebrarem o futuro com novas texturas e a presença de especialistas de suas representadas Elementis, Evonik, Interpolymer, Momentive e Rhan. A ideia era propor soluções para um futuro fascinante e especial que só a cosmética pode proporcionar, mas sem deixar de lado a responsabilidade socioambiental.

A Brenntag trouxe para a FCE Cosmetique 2017 matérias-primas para produtos de cuidados para homens, produtos para cachos, cosméticos naturais e active beauty (para quem pratica atividades físicas). Entre os destaques, apresentaram o Kopulan, um bipolímero formador de filme que promove o efeito lifting para em BB Cream, máscara para cílios e máscaras anti-age, entre outras. A linha vegelight é uma exclusiva linha verde que tem características como toque seco e textura leve. O Koptrizon é um filtro solar de proteção UV-B de amplo espectro que possibilita reduzir a quantidade de filtros presentes na formulação.

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Novidades de embalagem e rotulagem apresentadas na FCE Cosmetique 2017

Cosméticos não são apenas matérias-primas e produtos. Além dos equipamentos (que geralmente estão presentes na FCE Pharma), também há que se olhar atentamente para embalagem e rótulo dos produtos. Os visitantes dessa edição puderam visitas estandes de empresas em todas as etapas da cadeia. Veja abaixo alguns dos fornecedores de embalagem e rótulo para cosméticos.

A Antilhas apresentou uma nova tecnologia de impressão em verniz holográfico, que permite manter o valor agregado ao produto com menor impacto ao meio ambiente. A empresa oferece soluções para estrutura design e acabamentos com efeitos nas embalagens, como holografia 3D, microteturas em hotstampimg, visor 360 graus e texturas em papel cartão, por exemplo.

O Grupo Adhespack, que desenvolve e cria ferramentas de marketing interativo para seus clientes, apresentou o Digital Sampling, tecnologia para o marketing interativo baseada no conceito do omnichannel: por meio de um aplicativo, o sampling disponibiliza tutoriais, composição, preços, entre outros itens fundamentais. Além disso, o dispositivo coleta dados que permitem elaborar um perfil mais preciso do consumidor e, com isso, traçar estratégias de marketing direcionadas e personalizadas.

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Fornecedora mundial de embalagens, a Bemis atua nos segmentos de embalagens cartonadas, flexíveis, laminadas, rígidas e rótulos. Na FCE Cosmetique 2017, a empresa apresentou as tendências de embalagens desenvolvidas especialmente para cosméticos e higiene pessoal. A embalagem SilverGlam, por exemplo, possui barreira à luz, oxigênio e vapor d’água, além de ter memória do material. Outra novidade foi o Stick Pack, embalagem ideal para dose única, que comporta produtos secos e líquidos, com sistema de abertura easy open (abertura fácil). “Como atendemos tanto o setor de cosméticos como o de fármacos, a FCE acaba sendo uma grande oportunidade de rever clientes, fazer contatos com prospects, além de mostrar as tecnologias da Bemis disponíveis no mercado e as tendências de embalagens”, é o que afirma Antonio Ponce, gerente de Marketing de Produtos de Consumo da Bemis.

Atendimento no estande da Bemis.

Além de embalagens e displays em papel cartão e ondulado, com formatos variados e acabamentos diferenciados para cada tipo de necessidade, a Box Print expôs a evolução de uma ferramenta de apresentação com realidade ampliada voltada para o desenvolvimento de embalagens e displays.

Produtora de bisnagas plásticas e tampas injetadas para os segmentos cosmético e farmacêutico, entre outros setores industriais, a Globoplast apresentou na FCE Cosmetique 2017 embalagens que geram impacto positivo nos produtos dos clientes. A empresa oferece bisnagas com estrutura monocamada e coex, decoradas em até seis cores em offset, além da aplicação de silk‑screen e hot-stamping. Também oferece aplicação de Braille diretamente nas bisnagas.

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Produtora de rótulos autoadesivos para decoração de embalagens, a Grif apresentou um catálogo completo dos seus produtos impressos. As tecnologias da Grif permitem a combinação de vários sistemas de impressão como flexografia, serigrafia, hot stamping, vernizes especiais, o que confere um visual diferenciado ao rótulo.

A Scamplastic participou da FCE Cosmetique 2017 para entender melhor as necessidade de seus clientes. Além das  tampas Flip-Top Ø35 e Ø50, a empresa levará a Flip-Top Ø40 e mais opções de furos para toda a linha. A empresa também trabalha com as tampas Stand-up; tampa cônica e a tampa porto para atender o mercado na linha de bisnaga plástica e alumínio.

Desde 1986 produzindo rótulos e etiquetas adesivas, a SoftColor expôs sua gama de produtos como rótulos e etiquetas para identificação de ampolas; rótulos e lacres de segurança, rastreabilidade, raspadinha, rótulos bula e a novidade termoencolhível.

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A Spiltag lançou na FCE Cosmetique 2017 as embalagens em PET PCR recicladas, além da serigrafia fluorescente, uma inovação no mercado brasileiro!

Por último, mas não menos importante, a Zandei levou suas novidades em embalagens, como a Linha Profissional e a Linha Safira.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.