Novo sistema conservante sem parabeno

publicado

Foi lançado no mês de maio um novo sistema conservante multifuncional que associa o álcool benzílico (Benzyl Alcohol), etilexilglicerina (Ethylhexylglycerin) e tocoferol (Tocopherol). A etilexilglicerina desestabiliza a tensão interfacial das membranas celulares de microrganismos, melhorando a atividade do álcool benzílico.

Essa mistura da Shcülke Inc., o Euxyl K 900, tem um amplo e equilibrado espectro de eficácia contra bactérias, fungos e leveduras, em concentrações de 0,5 a 1,1%. Como benefícios associados, esse ingrediente também obteve comprovação de atividade desodorante, por inibir o crescimento e multiplicação das bactérias que causam o mau odor.

As fórmulas verdes, ricas em ingredientes naturais, têm risco maior de contaminação microbiana. Essa seria a principal contribuição dessa nova mistura conservante, segundo o fabricante. Por isso ele é uma alternativa conservante para cosméticos orgânicos e para fórmulas sem parabeno, sem formol e sem tiazolinonas. É indicado para produtos leave-on, lenços umedecidos e fórmulas sensíveis.

Anúncio

Opinião do autor: desde a crucificação dos parabenos que a indústria vem buscando alternativas de sistemas conservantes para cosméticos. A grande tendência nessa vertente, os grandes aliados dos formuladores têm sido os ácidos orgânicos, a etilexilglicerina e o fenoxietanol. O maior desafio ainda é manter as fórmulas estáveis e com os mesmos parâmetros físico-químicos sem aumentar muito o custo das fórmulas. Mas apostar nos ácidos orgânicos é uma boa alternativa. Só é necessário se atentar para o pH final da fórmula para não inibir a ação antimicrobiana.

No Brasil, os ingredientes da Schülke são distribuídos pela Dinaco.

Fonte: Gentle Preservative System Launched

Anúncio

Atualizado em 04 de julho de 2014.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.