Nutrientes que hidratam a pele

ANÚNCIO

Quando falamos de pele, estamos nos referindo ao maior órgão do corpo. Ela se divide em camadas (epiderme, derme e hipoderme) e desempenha funções importantes e diferentes no corpo, tais como: regulação da temperatura corporal, transmissão de estímulos e sensações, proteção.

A pele é um dos nossos cartões de apresentação, tanto estético quanto sinalizador de saúde. Assim uma pele vistosa, bem apresentada, sem manchas, além de representar saúde, também abre portas, eleva a autoestima e demonstra cuidados, asseio.

Diante dessa introdução nos surge um questionamento: pele ressecada é só falta de água ou há mais nutrientes que influenciam no grau de hidratação da pele?

Estudos recentes de revisão não encontraram associação direta da ingestão de água com a hidratação da pele. Hã? Sim, isso mesmo!

Mas isso não nos libera a negligenciarmos a importância da água, visto que a hidratação não é só para um órgão exclusivo como a pele. Além do que a água tem a função de nutrir, “carregar” eletrólitos pelo corpo. Vale lembrar também que cerca de 60 a 65 % do nosso corpo é composto de água. Sendo assim a ingestão hídrica mantém sua importância.

ANÚNCIO

De que forma a nutrição e os alimentos, podem contribuir para uma boa aparência, saúde e hidratação da pele? Nutrientes como ácidos graxos, aminoácidos, antioxidantes, minerais e outros que indiretamente participam desse trabalho de preservar e manter a pele saudável.

Uma consulta com Nutricionista pode ajudá-lo a aprofundar melhor para cada caso, visto horários diferentes, tipos de pele e situações diferentes, disponibilidade para alguns alimentos, etc. Mas já podemos, a partir desse texto e informações, fazer algumas mudanças e acrescentar a nosso plano alimentar alimentos que ofertem esses nutrientes.

Ácidos graxos – Conhecidos como vitaminas lipídicas, sua reposição pela alimentação é essencial, uma vez que não são sintetizados pelo organismo. Fazem parte do grupo dos lipídios ou gorduras, podem ser usados como fonte de energia pelas células do organismo. Fazem parte desse grupo, o ácido linoleico (ômega 6) ácido linolênico (ômega 3) e ácido oleico (ômega 9), e desempenham ação reconstituinte e antioxidante das membranas celulares. Na pele atuam mantendo a elasticidade da pele, coagulantes e combate ao envelhecimento precoce. Uma opção e fonte destes são os óleos vegetais e o azeite de oliva extra-virgem.

Aminoácidos – Quimicamente falando, são pequenas moléculas que quando se agrupam formam as proteínas. No assunto pele, eles funcionam como função plástica. São constituintes dos tecidos e células que denominamos tecido muscular (os músculos). Lembrando que existem dois grupos: aminoácidos não-essenciais, que nosso corpo sintetiza, e os aminoácidos essenciais, que nosso corpo não pode sintetizar. Os aminoácidos essenciais são encontrados nos peixes, carnes, laticínios, ovos e soja. Outros alimentos fontes deles são frutas secas, cereais, ervilha, feijão e as sementes, porém o uso isolado pode deixar faltar um ou mais aminoácidos, portanto, nesse caso, o ideal é combinar, como lentilha e arroz, por exemplo.

Antioxidantes – Combatentes do envelhecimento precoce e dos radicais livres, os antioxidantes protegem contra agressões diárias: fumo, stress, álcool, poluição. Os mais conhecidos e falados são a vitamina E e vitamina C, inclusive bastante utilizados nos cosméticos. Algumas fontes de antioxidantes são Goji Berry, Romã, Laranja, Cenoura, Chá verde, entre outros.

ANÚNCIO

Minerais – Selênio, Ferro, Cálcio, Zinco e Cobre são alguns dos minerais que contribuem para fortificação, nutrição e hidratação da pele. O Zinco, por exemplo, combinado a Vitamina C ativa melhor a ação do colágeno, ingrediente cujos benefícios são bastante explorados em tratamentos de pele, cabelos e unhas. Uma dieta balanceada, equilibrada e variada em verduras e frutas conseguem atingir o consumo diário desses minerais.

A busca pelo bem estar, incluiu sem sombra de dúvidas o estético. Com base nessa afirmação e informações, além dos cosméticos, vemos como é adequado e imprescindível o auxilio profissional e especializado, tanto estético, quanto para a saúde imunológica, bioquímica e nutricional.

Adote em seus planos e metas as visitas aos profissionais capacitados para isso, e no caso de alimentação e suplementos ninguém mais indicado do que o seu nutricionista.

Até breve!

Comentários estão fechados.