O mercado cosmético

publicado

Para finalizar o ano de 2008, este post especial com uma breve análise do mercado cosmético em 2006 e projeções para o futuro, baseado em artigo de Briony Davies na revista Global Cosmetics Industry de setembro de 2007.

O mercado de cuidados pessoais é amplo, mas com setores com pouco movimento como as áreas de produtos para o banho e higiene oral e os mais emergentes como produtos infantis produtos masculinos e cuidados com o sol.

Os mercados maduros

A Europa Ocidental e a América do Norte são os maiores mercados de cuidados pessoais (produtos de higiene) e em 2006 venderam U$ 27 bi e U$ 19,6 bi, respectivamente. No entanto, estes mercados apresentaram crescimento menor que 15% de 2001 a 2006, porque seus consumidores preferem economizar, acreditando que a qualidade das marcas mais baratas é capaz de proporcionar a higiene necessária. Assim, a competitividade pelos preços é alta e a lealdade às marcas é baixa entre os produtos de higiene. Os produtos de higiene são vendidos principalmente (50%) em supermercados e nas discounter stores. A estratégia principal das empresas é fazer com que o consumidor troque de marca, agregando conveniência e funcionalidade por meio de benefícios cosméticos – como tratamento da pele, antissinais e esfoliação.

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Os mercados emergentes

De 2001 a 2006 houve um crescimento de 73,4% no mercado cosmético da América Latina, o crescimento mais rápido por região já observado. Este crescimento ocorreu devido aos produtos pouco desenvolvidos até então como cuidados com sol, produtos infantis e produtos masculinos.

A previsão é que as empresas invistam mais nesses produtos e atuem como educadoras para explicar aos consumidores a importância e os benefícios desses produtos.

Higiene pessoal

Os produtos para banho e higiene pessoal são os mais vendidos dentre todas as categorias de cuidados pessoais, com vendas globais de U$ 23,6 bilhões. Entretanto, o crescimento médio anual não passa de 3,5%, representando o mercado de menor crescimento. Uma das tendências para essa área é a segmentação de mercado, com novos produtos desenvolvidos especificamente para homens, mulheres, crianças e idosos, ou mesmo para estilos de vida específicos.

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Higiene oral

Trata-se do maior mercado, atingindo U$ 27,7 bilhões em vendas, mesmo que seja o menos dinâmicos . Os produtores apelam para o aumento do valor do produto, agregando tecnologia e mudança nas rotinas, como os branqueadores dos dentes.

Produtos infantis

As vendas dos produtos infantis cresceu 6,8% em 2006. Principalmente porque as mães agora estão cada vez mais bem informadas e preocupadas com a higiene dos bebês.

Cuidados com o sol

Com vendas globais de U$6,2 bilhões em 2006, esse mercado foi o mais dinâmico entre 2001 e 2006. Acredita-se que apresentará o maior crescimento nos próximos anos devido à crescente preocupação dos consumidores sobre os riscos da exposição ao sol. A demanda esbarra ainda na falta de conveniência para o consumidor que utiliza muitos produtos simultaneamente.

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Perspectivas de futuro

O futuro dos produtos de higiene pessoal não é nada promissor. Com crescimento previsto entre 2006 e 2011 de apenas 12%, a tendência para esse setor é a incorporação de propriedades cosméticas ou aumento da funcionalidade dos produtos.

A mesma regra não pode ser aplicada ao amplo mercado de produtos formulados com ingredientes naturais e orgânicos. O foco das marcas deve ser eliminar ingredientes sintéticos e adjuvantes “queimados no mercado” – como é o caso dos parabenos e do formol.

Opinião do autor: Os dados apresentados neste Post são oriundos da Euromonitor. Muitos artigos que li durante 2007 tratavam desses temas e fui compilando as informações. É importante conhecer o passado para planejar o futuro, e não há melhor época que o final do ano para se planejar as ações do ano seguinte. Antes de desenvolver novos produtos ou de montar um novo negócio, é importante analisar o mercado e saber onde está pisando para não perder seus investimentos. O mundo moderno nos tirou o direito de errar…

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.