O mercado internacional de maquiagem masculina

publicado

Desde que postamos o primeiro post do Mark Sbarra, já fui questionado várias vezes sobre homens usarem maquiagem. Preconceito ou pós-modernidade? Independente do que as mulheres pensam, o homem contemporâneo (assim como o homem renascentista) está assumindo novamente sua vaidade e quem mais gosta disso são as empresas cosméticas.

Este post é a adaptação de um editorial publicado no site SpecialChem4Cosmetics do consultor norte americano Nick Morante.

Os mercados de cosméticos e cuidados pessoais estão constantemente mudando e o crescimento do mercado masculino é particularmente interessante. Tratamentos estéticos e ingredientes anti-aging tem sido incorporados nos produtos de maquiagem para melhorar a aparência dos produtos e atrair – e convencer – mais homens a usa-los.

Anúncio

O desafio, no entanto, é que formular para homens é diferente de formular produtos para mulheres. Do ponto de vista técnico e científico, a pele masculina é 20% mais espessa e apresenta mais poros que a pele feminina. Além disso, a pele do homem também muda sua composição com a idade, diminuindo sua espessura em 6% a cada 10 anos, aproximadamente. Então, alguns bons produtos para mulheres simplesmente não são bons o bastante para a exigente pele masculina.

Com isso em mente, os formuladores podem levar em consideração algumas necessidades específicas dos homens quando estiverem desenvolvendo seus produtos para esse mercado. E se preocupar, então, com necessidades como ajustar a cor do produto e utilizar fragrâncias que comuniquem com seu público sem fazê-lo sentir sua masculinidade abalada.

Os produtos para homens mais populares atualmente são hidratantes e produtos para os lábios e olhos, alguns dos quais possui um toque de cor, apenas para se misturar com a cor natural da pele. A maioria das maquiagens no mercado masculino atualmente são consideradas “maquiagem corretiva”.

Anúncio

O homem de hoje quer muito mais apenas xampu, produtos para barbear e perfumes. Hoje o mercado internacional de cosméticos masculinos é controlado por grandes empresas e marcas, mas nem todas tem foco em maquiagem para homens. Por outro lado, existem várias marcas menores que direcionam seus produtos de maquiagem para os homens e a internet é o abrigo das principais como Studio5ive, 4VOO, Made4Man e Abs in a Box.

Sites como Cosmética em Foco, Moda para Homens, Homem Moderno, Vaidoso Sim, Maquiagem Masculina e Cosméticos Masculinos, dedicam-se a passar dicas de maquiagem e cosméticos aos seus leitores, seja para esconder marcas da idade ou para ter o tom bronzeado da estação, as maquiagens podem também dar aparência de força e autoconfiança que os homens adoram sentir.

Os astros do cinema e da TV sempre utilizaram cosméticos para as gravações e fotos. Muitos, entretanto, passaram a usá-los diariamente da mesma forma que as mulheres. A técnica é a mesma, mas os produtos masculinos deixam uma película muito mais fina e muito mais sutil, deixando o look sutil, quase invisível.

Anúncio

Não importa se é homem ou mulher, a saúde da pele é muito importante e ela deve ser protegida da mesma forma – mas não necessariamente com os mesmos produtos. A necessidade do homem de parecer jovem e saudável está se tornando essencial na atualidade, mesmo que o mercado não seja tão grande. No entanto, o crescimento esperado – porém limitado – para essa categoria de produtos será notável e fará diferença no volume de vendas de cosméticos das empresas, sejam elas pequenas ou grandes. O mercado masculino ainda pode ser considerado inexplorado.

Mas o que as mulheres acham disso tudo? Aproveitem para participar da nossa nova enquete.

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

2 comentários

  1. Eu acho o máximo um homem usar maquiagem, cremes, cosméticos em geral; acho ótimo que o cuidado pessoal não seja uma exclusividade das mulheres. Vocês conhecem uma marca americana de maquiagem chamada Vapour? Os produtos são excelentes, muito fáceis de usar, servem para mulheres e para homens, e além de tudo são orgânicos (de verdade mesmo, tem muitas marcas que se autointitulam orgânicas quando na realidade não são). A marca também vende amostras e entrega no Brasil. Eu escrevi algumas resenhas sobre produtos da Vapour no meu blog, se tiverem interesse deem uma olhada em http://tantasplantas.blogspot.com/2011/08/resenha-loja-virtual-e-promocao-base-e.html.

Comentários estão encerrados.