O que é o Novembro Azul?

ANÚNCIO

“A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito”.
Denis Diderot

Estamos em novembro, e nesse mês, mais precisamente no dia 17, se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Conhecido como Novembro Azul e mundialmente conhecido como (Movember), é nessa época do ano que diversas entidades trabalham em campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), assim como é a segunda maior causa de mortes entre homens.Estatísticas demonstram que 1 em cada 36 homens, em algum momento da vida apresentará a doença.

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento e a estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados.

Devido a todos os dados apresentados acima e a necessidade de um diagnóstico precoce a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que anualmente, homens a partir dos 45 anos procurem o urologista. Normalmente, os exames consistem em dosagem séria do PSA e no exame de toque retal.

ANÚNCIO

Vocês devem estar se perguntando por qual motivo um site voltado aos produtos cosméticos está tratando de um tema não tão usual em nossos textos. Pois bem, primeiramente sempre iremos nos posicionar em favor da saúde pública e também por haver uma possível relação entre o uso de cosméticos masculinos e o exame de toque retal, ambos são alvos de preconceito. Há um tempo, tínhamos muita dificuldade em falar com o público masculino em relação aos cuidados com a pele, cuidados corporais, higiene pessoal e vaidade, pois isso era considerado um assunto que “feria” o modelo hegemônico da masculinidade, graças ao conhecimento e a diminuição do preconceito, hoje conseguimos ver um mercado menos preocupado com a sexualidade do consumidor e mais com sua saúde.

Da mesma forma gostaríamos de salientar que o exame de toque retal é um método de diagnóstico seguro e eficaz, e que o diagnóstico precoce dessa doença está relacionado à diminuição de mais de 20% na mortalidade de pacientes acometidos.

Em pleno século XXI devemos desvalorizar o medo, a desinformação, o preconceito, as tendências machistas que creem que podem ter seu brio molestado por um simples exame e valorizar o cultivo da saúde do homem, a ciência e celebração da vida.

Referências:
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3783.pdf
http://www.novembroazul.com.br/
http://www.sbu.org.br/?campanha-novembro-azul-2014
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
http://portalsaude.saude.gov.br/

Comentários estão fechados.