Para os amantes da perfumaria II

ANÚNCIO

Numa visita a Paris, o Cosmética em Foco recomenda aos apaixonados por perfumes que aproveitem a oportunidade para conhecer o Museu da Perfumaria, que é mantido pela casa de fragrâncias Fragonard, na 9 Rue Scribe próximo à Ópera Garnier e às Galerias Lafayette. Apesar de compor uma estratégia para a venda dos produtos da casa, a visita guiada ao museu é gratuita e pode ser uma experiência agradável e informativa.

Uma das salas do Musée du Parfum –
Fragonard. Destaque para os alambiques ao fundo.
Fonte: divulgação.

De início, os visitantes são convidados a passar por um teste olfativo. Oito essências são distribuídas em um aparador para que cada convidado(a) associe as essências às respectivas matérias-primas. De acordo com a guia do museu, apenas um em cada dez visitantes consegue acertar todas as combinações. É muito interessante poder testar a nossa capacidade de perceber e distinguir os aromas, bem como descobrir o quanto nos enganamos mesmo com uma variedade tão trivial de essências (afinal, um perfumista profissional deve ser capaz de distinguir mais de 1000 aromas!).

Em seguida, a guia apresenta um dos processos mais tradicionais para a obtenção de óleos essenciais, o método de arraste a vapor, para o qual se utilizava equipamentos chamados “alambiques”. Na verdade, os alambiques são utilizados até hoje, mudando-se particularmente a escala e o material com o qual são construídos. E para aqueles que não atuam na área, é interessante descobrir também que um litro de essência de Lírio Florentino pode custar mais que um carro europeu de luxo, ou o mesmo que uma casa na Itália.

Além disso, o museu está repleto de artefatos utilizados em toda a história da perfumaria. É possível observar diferentes tipos de frascos decorativos ou profissionais; nécessaires; ferramentas; rótulos; móveis utilizados por perfumistas – como a mesa de trabalho chamada de “órgão”, em alusão ao fato de que compor um perfume é como compor uma música, etc. – sem falar nos truques que já foram muito utilizados pelas francesas para conquistar um bom marido, em uma sociedade que outrora não dispunha das condições sanitárias dos dias de hoje. Enfim, esta breve descrição não substitui a realidade, ou mesmo, a oportunidade de adquirir perfumes tradicionais a preço de fábrica.

ANÚNCIO

Bom passeio!

Comentários estão fechados.