Para os amantes da perfumaria

ANÚNCIO

Em meados de 2013, a Editora Record lançou no Brasil uma tradução da obra de Jean-Claude Ellena, intitulada Journal d’un Parfumeur” (Diário de um Perfumista, na edição brasileira). Perfumista exclusivo da marca francesa de luxo Hermès, Ellena vive e trabalha na região montanhosa de Grasse, na França, e concebe seus perfumes em seu ateliê situado em Cabris.

Redigido na forma de um diário, em vez de trazer teorias e instruções sobre como desenvolver um perfume, o autor fala de sua profissão como uma Arte. Para Ellena, o perfumista é tanto um artesão quanto um artista, de modo que é necessário conhecer muito mais que os aromas e a técnica para se elaborar um bom perfume. Capaz de transformar a textura “crocante” em um aroma, o autor define o luxo como um “prazer compartilhado”.

O autor também revela que “não existe da minha parte nenhuma vontade de impor, mas uma necessidade permanente de despertar o prazer, a curiosidade, a troca. Dessa forma, deixo voluntariamente os vazios, os ‘brancos’ nos perfumes, a fim de que cada um possa acrescentar-lhes o seu
próprio imaginário; são vazios de apropriação”.

Vale a pena conferir.

1 comentário
  1. Rafael Oxn. Diz

    Boa dica de leitura!

Comentários estão fechados.