Para os amantes da perfumaria

publicado

Em meados de 2013, a Editora Record lançou no Brasil uma tradução da obra de Jean-Claude Ellena, intitulada Journal d’un Parfumeur” (Diário de um Perfumista, na edição brasileira). Perfumista exclusivo da marca francesa de luxo Hermès, Ellena vive e trabalha na região montanhosa de Grasse, na França, e concebe seus perfumes em seu ateliê situado em Cabris.

Redigido na forma de um diário, em vez de trazer teorias e instruções sobre como desenvolver um perfume, o autor fala de sua profissão como uma Arte. Para Ellena, o perfumista é tanto um artesão quanto um artista, de modo que é necessário conhecer muito mais que os aromas e a técnica para se elaborar um bom perfume. Capaz de transformar a textura “crocante” em um aroma, o autor define o luxo como um “prazer compartilhado”.

O autor também revela que “não existe da minha parte nenhuma vontade de impor, mas uma necessidade permanente de despertar o prazer, a curiosidade, a troca. Dessa forma, deixo voluntariamente os vazios, os ‘brancos’ nos perfumes, a fim de que cada um possa acrescentar-lhes o seu
próprio imaginário; são vazios de apropriação”.

Anúncio

Vale a pena conferir.

Por Ivan Souza

Coordenador de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). MBA em Gestão Empresarial (UEM). Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Experiência em pesquisa e desenvolvimento de inovações no setor cosmético e farmacêutico.

1 comentário

Comentários estão encerrados.