Pele sintética tupiniquim

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Há meses atrás apresentei aqui no Cosmética em Foco uma notícia sobre as alternativas aos testes em animais. É com muito orgulho que dessa vez apresento a pele artificial da equipe da Profa. Silvia Stuchi Maria-Engler, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

Eles desenvolveram um modelo de pele artificial que mimetiza a estrutura da pele, com derme e epiderme. Reconstituída a partir de queratinócitos, melanócitos e fibroblastos cultivados em gel de colágeno, esta estrutura possui características de crescimento e morfologia muito similares à pele humana, aumentando a reprodutibilidade de testes com cosméticos e medicamentos.

O produto atende a uma necessidade do mercado, pois os produtos exportados para a União Europeia não podem mais ser testados em animais. Podendo, em breve, ser testados in vitro aqui mesmo no Brasil, pois os testes garantem a segurança e eficácia de produtos e princípios ativos. Como pouco a pouco os brasileiros também reconhecem a importância de se reduzir os testes em animais. Essa pesquisa torna-se duplamente importante social e economicamente.

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Na Europa e nos Estados Unidos, existem modelos de pele artificial à venda, mas há a dificuldade em importar por ser material vivo e, portanto, perecível. O modelo desenvolvido na USP é idêntico aos produzidos no exterior e também com a possibilidade de produção de kits sob encomenda.

Ainda não há disponibilidade para uso em escala industrial e novas pesquisas acontecem para se conseguir recriar a pele artificial a partir de células obtidas aqui mesmo no Brasil.

Nada ainda definido, mas uma grande perspectiva e uma ótima notícia para o que insistem que no Brasil não se faz pesquisa aplicada. Enquanto isso nós aguardamos com muito otimismo.

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Fonte: ERENO, D. Pele recriada. Rev. Pesquisa Fapesp, ed. 166, Dezembro, 2009

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.