Perfil dos empreendedores brasileiros

publicado

Gestão Cosmética

Perfil dos empreendedores brasileiros

Para iniciar essa coluna, cujo objetivo principal é incentivar o empreendedorismo entre os profissionais da cosmética, entendi que seria melhor tratar do perfil do empreendedor brasileiro e começar com uma pergunta: você se acha empreendedor?

A Endeavor realizou em 2014 uma pesquisa com cerca de 4000 brasileiros e traçou 6 perfis marcantes dos empreendedores verde-e-amarelo. A pesquisa foi realizada em 14 cidades diferentes e foi realizada no primeiro semestre do ano passado.

Anúncio

O empreendedor tanto pode ser aquela pessoa que transforma uma ideia em um negócio de sucesso quanto aquela que não tem um negócio próprio, mas que pensa e age de forma inovadora (intraempreendedor). De acordo com a pesquisa, há três dimensões para o empreendedorismo: (1) comportamentos, (2) modelo de gestão e (3) motivação.

Cinco aspectos comuns e indispensáveis que separam os empreendedores dos não-empreendedores são otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo e resiliência. Os empreendedores apresentam todas essas características, como se fossem uma engrenagem complexa que mantem o perfil empreendedor sempre ativo.

O modelo de gestão não é característica do empreendedor, mas o seu modus operandi diz muito sobre os resultados alcançados. Os brasileiros são paternalistas, líderes, democráticos, visionários ou tratores. A terceira dimensão é motivacional, que está na essência do empreendedor e é o que lhe ajuda a entender o porquê de empreender.

Anúncio

Os perfis

A pesquisa detalhou 6 perfis de empreendedores. É importante destacar que um empreendedor apresenta diferentes perfis, mas na maioria das vezes possui um que é predominante.

Nato. Possuem alma de empreendedor. São otimistas e autoconfiantes, assumem riscos e buscam ser os melhores. Sua motivação principal é a realização de seus sonhos. São aqueles que vêem a vida com encantamento e interesse, e são empreendedores sempre, mesmo que não tenham o próprio negócio.

Meu Jeito. Acham que as coisas do seu jeito são melhores. Na maioria dos casos são profissionais liberais, autônomos ou consultores. Querem fazer as coisas do seu jeito e ser reconhecidos por isso. São fieis às suas crenças, valores e ambições.

Anúncio

Situacionista. Foram levados ao empreendedorismo. Sua motivação principal é a própria situação que surge com a oportunidade. É o perfil que inclui as pessoas que não têm o perfil empreendedor e necessitam desenvolver as 5 características ou desistem. Tendem a manter a empresa durante mais tempo.

Herdeiro. Foram incentivados a serem empreendedores. Geralmente cresceram em ambientes empreendedores por convívio e se apaixonam pelo que fazem ou se traumatizam pelo histórico, ou são de fato herdeiros de uma empresa da família. Sua principal motivação são as experiências positivas e negativas adquiridas de outros empreendedores. São mais preparados.

Idealista. Eles querem mudar o mundo e fazer a diferença. Eles querem garantir que seus ideais e valores não sejam negligenciados e contribuir para uma transformação social ou ajudar a melhorar a vida das pessoas. A motivação principal é fazer a sua parte e contribuir. Eles não abrem mão de seus valores. Geralmente são pessoas solteiras ou que não trabalham.

Anúncio

Busca do Milhão. Seu maior foco é o dinheiro. Querem fortuna e visam o lucro. Sua principal motivação é o lucro que o negócio pode oferecer. São ambiciosos e gananciosos. Querem que o resultado de seu trabalho seja em dinheiro para si. A maioria são jovens dos 25 aos 34 anos.

Você se identificou com algum desses perfis? Quer saber qual é o seu perfil dominante? Para fazer o teste e conhecer o seu perfil empreendedor, clique aqui. Para ler a pesquisa completa clique aqui.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.