Produção de fotoprotetores aquecida para o verão

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Apesar de faltarem ainda pouco mais de três meses para o verão, a indústria de fotoprotetores já está em pleno vapor para a estação que promete ser quente em calor e em vendas. A expectativa é que as vendas do verão 2010/2011 seja 40% maior que o mesmo período do ano passado (com crescimento de vendas em torno de 30%).

Pensando nisso, as empresas líderes deste mercado, já aceleram sua produção para anteciparem os lançamentos, que geralmente ocorrem entre o final de outubro e o início de novembro. Como este ano apresentou uma onda de calor em pleno inverno e o próximo carnaval está programado para março, o que significa que o próximo verão tem tudo para durar mais que normal. É o que se chama de “verão estendido”.

Seguindo dados Nielsen, em 2009, foram vendidos R$ 727 milhões no varejo, ou seja, não foram consideradas as vendas porta a porta. O que representa um giro 17% maior que a temporada anterior. Para este verão 2010/2011, a expectativa é um aumento mínimo de 20% nas vendas, movimentando entre R$ 870 milhões e R$ 1 bilhão.

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As metas da Johnson & Johnson, dona da marca líder Sundown criada em 1984, atualmente com 51% do mercado em volume e 41,6% em valor, pretende aumenta ainda mais sua presença no total de vendas Brasil. No entanto, esta tarefa não será nada fácil, visto que seus principais concorrentes também estão bem agressivos nas expectativas e metas para este verão. Suas principais ameação são a Nivea, com forte presença no mercado de pele, a L’Oréal, com seu forte poder de distribuição e vendas. Mas as três multinacionais tem muito com o que se preocupar ainda, pois a Hypermarcas, com sua marca Cenoura & Bronze, também é uma forte adversária no varejo e não deve ficar pra trás nessa disputa.

O que mais ajuda as empresas nesse momento é o percentual ainda baixo de brasileiros que usam regularmente o filtro solar. Ao contrário dos desodorantes que cerca de 90% dos consumidores utilizam, apenas 27% a 37% da população usa fotoprotetor (aproximadamente um terço da população).

Fonte:
Brasil Econômico, 10/09/2010

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Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.