Propriedades antiirritantes de óleos essenciais em antiperspirantes

publicado

O estudo de Natsch e Wasescha, publicado no último número do periódico científico International Journal of Cosmetic Science, investigou o efeito de uma gama de fragrâncias na irritação cutânea, concluindo que a sua inclusão nos produtos para cuidados pessoais podem melhorar a suavidade destes produtos.

Além de suas propriedades odoríferas, os óleos essenciais apresentam ainda as seguintes propriedades: antibacteriana, antifúngica, antioxidante, anti-inflamatória e anti-irritante.

O estudo sugere que uma ampla faixa de fragrâncias apresentam propriedades anti-irritantes, mesmo em baixas concentrações, podendo ser utilizadas como estratégia para melhorar a suavidade do produto.

Anúncio

O grupo utilizou um modelo derivado de célula cutânea humana para testar o efeito anti-irritante das fragrâncias, a irritação induzida por radiação UVB e sais antiperspirantes.

Os pesquisadores concluíram que as fragrâncias podem ser adicionadas de 0,3 a 1,0% nos produtos antiperspirantes (a quantidade comumente utilizada) reduz significativamente a irritação local induzida pela prostaglandina PGE2.

Opinião do autor: mesmo que o estudo seja de pesquisadores da Givaudan, maior distribuidor mundial de fragrâncias, ele traz uma perspectiva positiva para os formuladores e para a população: o primeiro critério avaliado pelo consumidor no momento da compra (a fragrância do produto) pode ser sinônimo de menor irritação cutânea.

Anúncio

Saiba mais: NATSCH, A.; WASESCHA, M. Fragrance raw materials and essential oils can reduce prostaglandin E2 formation in keratinocytes and reconstitued human epidermis. International Journal of Cosmetic Science, v.29, p369-76, October, 2007.

Fonte: Bird, Katie. Anti-irritant properties of essential oils in antiperspirants. Disponível em: Acesso em 30/09/2007.

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.