Quem é o Brasil no mercado cosmético atual? – Parte II

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Dando continuidade ao texto “Quem é o Brasil no mercado cosmético atual?”, vamos falar um pouco sobre as maiores empresas de cosmético do mundo e a importante participação das empresas brasileiras nesta fatia tão desejada do mercado.

1° L’Oréal (França)
2° Procter & Gamble (EUA)
3° Unilever (Reino Unido/Holanda)
4° The Estée Lauder Cos. (EUA)
5° Shiseido Co. (Japão)
6° Avon Products (EUA)
7° Beiersdorf (Alemanha)
8° Kao Group (Japão)
9° Johnson & Johnson (EUA)
10° Chanel (França)
14° Natura (Brasil)
32° Boticário (Brasil)
35° Hypermarcas (Brasil)
56° Niely (Brasil)

Dentre as marcas brasileiras, está O Boticário que é hoje a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Uma das primeiras empresas nacionais a adotar o sistema de franchising, onde possui mais de 900 franqueados no Brasil, gerando aproximadamente 22 mil empregos diretos e indiretos na rede. Hoje, são 3.200 lojas no país, além da presença internacional em cerca de 368 pontos de venda e 59 lojas exclusivas em oito países.

A Natura é a terceira maior empresa do mundo em vendas diretas e atingiu US$ 3 bilhões de faturamento em 2010.

A Hypermarcas, considerada por muitos a “Unilever Brasileira”, apresentou no 1° trimestre de 2012 uma receita líquida que chegou a R$897,1 milhões com alta de 13,8% ante 2011.

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A Niely, empresa que apresentou crescimento surpreendente de vendas em coloração, 20% ao ano. Apesar da categoria ser liderada pelas gigantes LOréal Paris e P&G, dona da Wella, a empresa brasileira dona da Cor & Ton está deixando as duas literalmente de cabelos brancos.

Opinião do autor: Nosso país ainda não é o país do futuro, mas com certeza estamos caminhando pra isso. A década de 90 foi palco de mudanças significativas na política de comércio exterior brasileira e com isso o país mostrou a que veio. O Brasil está modernizando seu parque industrial, aumentando investimentos em marketing, buscando novas tecnologias e formando profissionais competitivos. Entramos numa nova fase de crescimento e democratização dos produtos cosméticos perante as classes brasileiras. Todo este investimento contribui para que o crescimento aconteça e o mundo nos olhe com olhos de graça e desejo.

Referências:
http://www.datamark.com.br/en/news/2012/7/shiseido-expands-portfolio-in-brazil-129777/
http://www.abihpec.org.br/
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/05/lucro-da-hypermarcas-sobe-24-no-1-trimestre-para-r-408-milhoes.html
http://www.natura.net/br/index.html
http://www.hypermarcas.com.br/
http://www.boticario.com.br/
http://www.niely.com.br/
http://revistadecosmetologia.com/detalhes_noticias.php?id=1586
http://www.economist.com/topics/brazil

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