Relação entre unhas e nutrição

ANÚNCIO

Atualmente ao ouvirmos os questionamentos e preocupações com a saúde, identificamos no geral atenção a doenças, viroses daquele momento presente ou relação ao peso e estética exterior. Observamos que a população anda se esquecendo de que cada indivíduo é um organismo e segundo a definição e significado organismo é qualquer corpo constituído por órgãos, organelas ou outras estruturas que interagem fisiologicamente, executando os diversos processos necessários à vida. Ou seja, para um bom funcionamento do organismo precisamos lembrar que existe toda uma “cadeia” de órgãos, que são interligados por veias, artérias, células, líquidos circulante e todo um complexo trabalho a cada milésimo de segundo destes integrantes para o bom desempenho desse corpo.

Unhas saudáveis começam com alimentação equilibrada.
Foto: marin / FreeDigitalPhotos.net

Para esse processo, em se tratando de seres vivos, há extrema necessidade para que esse desempenho seja eficaz, que são a presença dos minerais e vitaminas. Também conhecidos como micronutrientes, a carência e a despreocupação dessa falta no organismo por parte da população, faz com que alguns fatos indesejáveis ocorram sem nos darmos conta do motivo.

A própria obesidade, a desnutrição está diretamente ligada a inadequadas concentrações de micronutrientes no corpo. Enfocando em nossa área de atuação, a estética e o externo, nossa pele, cabelos e unhas necessitam e estão ligadas diretamente a ação das vitaminas e minerais para serem saudáveis, bonitas e bem apresentáveis.

Como neste mês o Cosmética em Foco abordou diversos assuntos relacionados às unhas, em nossa matéria focaremos a relação entre unhas e nutrição a partir da seguinte pergunta:

“As unhas são mesmo indicadores de carências nutricionais?”

ANÚNCIO

A resposta é sim. Inclusive usamos como parâmetro para identificar deficiências nutricionais, desnutrições e disfunções relacionadas à nutrição no corpo. Ouvimos nos consultórios diariamente reclamações a respeito das unhas, ondulações, pontos brancos, quebradiças, fracas e o paciente nem imagina que isso pode ser devido a carência nutricional, que além desse desconforto estético, pode ajudar a desencadear outras enfermidades.

Culpa disso é a alimentação carregada de embutidos, de preparado fácil e rápido, fast food, alimentação monótona, entre outros fatores. Então se apresentar esses sinais, a dica é ter atenção à sua saúde e alimentação. Hoje também contamos com suplementações, fitoterápicos, que por meio de shakes, capsulas, saches, contribuem para a adequação desses micronutrientes no organismo.

Principais nutrientes para auxiliar a uma unha bonita, saudável, ou a deficiência destas que podem estar gerando os sinais já citados no texto e suas fontes:

Proteína, cálcio, magnésio, zinco, selênio, vitamina A, Complexo B, Ferro, Biotina Ácido fólico, ômega 3.

Queijos, iogurte, carnes, peixe, ovos, leite, leguminosas, folhas verdes escuras, castanha do Pará, oleaginosas, aveia, farelo de trigo, melado de cana, linhaça, frutas cítricas.

ANÚNCIO

Antes de correr para tratar as unhas ingerindo mais desse ou daquele alimento ou suplemento e continuar com uma dieta inadequada para o organismo como um todo, procure orientação de um (a) nutricionista para uma análise e adequação do seu plano alimentar adequado e de acordo com as suas necessidades. Afinal, cada indivíduo é único e também seu organismo e necessidades nutricionais.

Comentários estão fechados.