Secreção de caracol ajuda na cicatrização e regeneração da pele

publicado

Se eu dissesse que há produtos cosméticos que contém em sua composição um filtrado da secreção de uma espécie de caracol cultivada em laboratório, concentrado e purificado, enriquecido com glicosaminoglicanas, alantoína e colágeno. Estranho a princípio, não? Mas e se eu disser que esse preparado ajuda na cicatrização da pele, diminui queloides e marcas de estiramento; ajuda no combate à flacidez e diminui a celulite; tem ação anti-radical livre; melhora quadros de acne, ajudando a evitar o crescimento de bactérias; reduz a inflamação na pele; e melhora queimaduras causadas pelo sol? Melhora a sua reação de rejeição ao produto?

Entretanto, se, além disso, eu exemplificar que a partir desta segunda, 15 de julho de 2013, no Japão, alguns indivíduos poderão se submeter a um tratamento facial em que os próprios caracóis são colocados em sua pele para rastejarem e liberarem sua secreção tão rica? Aí parece que um extrato purificado e concentrado é algo bem mais aceitável, não é mesmo?

Pois é assim… Nada disso são sonhos ou devaneios de Alice. Muito menos mais um dos contos de Chicó. Trata-se de uma matéria-prima da espanhola Cobiosa chamada Neo Helixan, distribuída no Brasil pela Volp. Fui apresentado a ela há algumas semanas em uma rodada de palestras e ao ler esta matéria no G1, lembrei de imediato do ingrediente cosmético.

Anúncio

Cabe ressaltar que a matéria-prima é livre de sujidades e de contaminantes como todos os ingredientes usados em cosméticos devem ser. É um trabalho sério, resultado de investimento em pesquisas pela empresa que o disponibilizou ao mercado. Os caracóis são de uma única espécie muito conhecida e estudada – não são os caracóis que aparecem em sua rua nos dias de chuva. Estes são criados em ambiente controlado e padronizado.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.