Sustainable Cosmetics Summit Latin America 2014

publicado

Com três dias de atividades, de 10-12/09 no Novotel Jaraguá em São Paulo, a edição 2014 deste evento organizado pela consultoria britânica Organic Monitor reuniu mais de 70 entidades do setor cosmético, entre fabricantes, fornecedores, associações, mídia e consultorias, com o propósito de debater soluções sustentáveis no segmento cosmético.

A SCS 2014 teve como foco os ingredientes naturais e as métricas de sustentabilidade. Quanto ao primeiro foco, o evento abordou sobre os desafios de se obter ingredientes cosméticos de forma sustentável, ressaltando os casos de sucesso e as barreiras, bem como a relevância da biodiversidade brasileira. Já no segundo foco, o evento trouxe alguns exemplos de iniciativas adotadas por grandes empresas (como Natura, O Boticário, Johnson & Johnson, L’Oréal, Carrefour etc.), as quais servem de modelo para os empreendedores interessados em reduzir o impacto ambiental de seus negócios. Além disso, o evento possibilitou intensa troca de experiências e networking entre os participantes.

O Cosmética em Foco gostaria de ressaltar os seguintes pontos como resumo dos principais debates:

Anúncio

a) As métricas de sustentabilidade são um começo para um fim. Elas podem ser usadas para medir e reduzir o impacto ambiental de produtos e processos, além de orientar os gestores e as empresas na tomada de decisões. Cada empresa pode desenvolver seu próprio método de medir a sustentabilidade, mas há vários casos de benchmarking e também trabalhos acadêmicos sobre o assunto.

b) O Instituto Akatu fez a seguinte ressalva: “Nós consumimos por ano 50% mais do que o planeta é capaz de consumir”. Esta constatação revela o quanto adotar práticas sustentáveis é relevante para a sobrevivência de todo o ecossistema. Tal medida é de responsabilidade da grande, da média e da micro ou pequena empresa, bem como do consumidor.

c) Entre as práticas sustentáveis empregadas pelas empresas que expuseram seus métodos durante o evento pode-se citar:
i) assistência em saúde e planejamento financeiro para os funcionários;
ii) parcerias com cooperativas de coleta e reciclagem;
iii) substituição de plástico petroquímico por bioplástico e/ou plástico reciclado;
iv) contratos de comércio justo e repartição de benefícios com comunidades de regiões de rica biodiversidade;
iv) obtenção de ingredientes sintéticos por meio da química verde e da biotecnologia;
v) prática da agricultura orgânica;
vi) redução do gasto energético e do consumo de materiais nos pontos de venda;
vii) controle da pegada de carbono e da pegada hídrica geradas pelas atividades da empresa;
viii) rastreamento e fiscalização dos processos realizados nos fornecedores, a fim de garantir a sustentabilidade ambiental e social em toda a cadeia; etc.

Anúncio

d) Algumas pesquisas de mercado indicam que os consumidores têm se tornado mais conscientes em relação à importância do consumo sustentável, e que esta característica vem assumindo cada vez mais um papel determinante na escolha de um produto, embora ainda não seja o critério mais relevante. Ao mesmo tempo, uma pesquisa do Instituto Akatu revelou que, entre 2010 e 2012, aumentou de 44% para 49% a proporção dos brasileiros que não acreditam nas práticas de sustentabilidade divulgadas pelos fabricantes.

e) O mercado de produtos pseudo-naturais foi apontado como uma ameaça aos cosméticos sustentáveis. Empresas de diferentes tamanhos e nacionalidades exploram o conceito natural em produtos que ferem os princípios da sustentabilidade e acabam por enganar o consumidor final. Com o tempo, é de se esperar que as empresas especializadas em cosméticos naturais, orgânicos e veganos reajam a tais posicionamentos.

Nós esperamos que este resumo inspire à comunidade do CFoco a optar por ações mais sustentáveis no dia-a-dia e no trabalho. Atitudes simples como substituir o copo descartável por um copo reutilizável ou garrafa térmica são um grande passo.

Anúncio

A edição de 2015 do Sustainable Cosmetics Summit já foi anunciada. Preparem-se para participar conosco do próximo encontro!

Por Ivan Souza

Coordenador de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). MBA em Gestão Empresarial (UEM). Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Experiência em pesquisa e desenvolvimento de inovações no setor cosmético e farmacêutico.