Sustainable Cosmetics Summit South America 2013

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Com três dias de atividades, de 18-20/09 no Hotel Pestana São Paulo, a edição 2013 deste evento organizado pela consultoria britânica Organic Monitor reuniu mais de 80 entidades do setor cosmético, entre fabricantes, fornecedores, associações, mídia e academia, com o propósito de debater soluções sustentáveis em cosmética.

A SCS 2013 teve como foco as embalagens sustentáveis, e tratou também de temas como formulações verdes, melhores práticas de sustentabilidade e inovações de marketing. Foram realizadas duas oficinas, uma sobre embalagens e outra sobre segurança de ingredientes vegetais. Além disso, o evento possibilitou intensa troca de experiências e networking entre os participantes.

O Cosmética em Foco gostaria de ressaltar alguns pontos como resumo dos principais debates, por exemplo:

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a) a sustentabilidade é formada pelos pilares ambiental, social e econômico, ou seja, não basta ser bom para o meio ambiente ou para o indivíduo, é preciso ser bom para as gerações e os negócios futuros. Para ser sustentável, é preciso compreender como as nossas decisões afetam o caixa da empresa, o cliente, a sociedade, e as famílias daquela comunidade que dependem das empresas para garantir a sua renda;
b) o Brasil tem uma biodiversidade muito rica que precisa e pode ser melhor utilizada, mas também possui muita riqueza cultural e artística que pode ser refletida nos cosméticos como uma alternativa para a inovação sustentável;
c) os consumidores não acreditam que as empresas sejam tão sustentáveis quanto dizem. Por isso, a melhor forma de se fazer o marketing sustentável é por meio de ações sustentáveis. Mais do que fazer para falar que faz, é preciso fazer e mostrar ao consumidor o que ele tem a ganhar quando opta por uma marca sustentável.
d) os ingredientes de origem vegetal estão diretamente ligados à sustentabilidade, mas os dados sobre sua segurança ainda são precários. Os fabricantes precisam exigir mais (mais informações, mais rastreabilidade, mais clareza etc.) de seus fornecedores, para que o Brasil possa oferecer ao mundo o que tem de melhor, com toda a qualidade que é possível alcançar.
e) a fim de lidar com o impacto das embalagens, a regra dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) ainda é bastante importante. Foram apresentadas soluções que já estão no mercado como: novos materiais com reduzido teor de plástico, por ex.: plástico + fibras vegetais, bioplásticos, plásticos reciclados, iniciativas de coleta de embalagens primárias e secundárias, bem como o design inteligente, que reduz a quantidade de plástico necessária na embalagem.

Nós esperamos que estes tópicos inspirem os leitores e agucem a sua criatividade, no sentido de propor soluções sustentáveis adaptadas aos seus locais de trabalho.

A equipe do Cosmética em Foco está a sua disposição!

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Por Ivan Souza

Coordenador de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). MBA em Gestão Empresarial (UEM). Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Experiência em pesquisa e desenvolvimento de inovações no setor cosmético e farmacêutico.