Tratamento anticaspa não diminui com o tempo

publicado

Um artigo desmistificou a crença de que o uso contínuo de produtos para tratamento anticaspa diminui sua eficácia com o passar do tempo.

A dermatite seborreica e a caspa são condições crônicas do couro cabeludo que necessitam de tratamentos de longo prazo. No entanto, os usuários acreditam que os benefícios do tratamento com o mesmo produto diminui com o tempo (este efeito é chamado de taquifilaxia quando há a necessidade de doses cada vez maiores).

Neste estudo, Schwartz e colaboradores, por meio de 722 dermatologistas, avaliaram clinicamente dois xampus contendo, respectivamente, 1% e 2% de piritionato de zinco com um placebo em 24 e 48 semanas de tratamento. Os produtos foram utilizados por voluntários e os resultados avaliados pelos dermatologistas foram a presença de descamação.

Anúncio

Eles descobriram que 64% dos dermatologistas acreditavam que a taquifilaxia de fato ocorresse com produtos a base de piritionato de zinco (Zinc Pirythione) em três meses de uso. No entanto, não foi encontrada qualquer evidência de taquifilaxia em tratamentos com xampus a base piritionato de zinco para dermatite seborreica e caspa.

Opinião do autor: Apesar de vago, o artigo é positivo, pois mostra em dados numéricos o que os profissionais da cosmetologia já sabem, mas não conseguem convencer seus clientes e consumidores. Além disso, o tratamento da dermatite seborreica e da caspa ultrapassa o uso contínuo de um xampu. É necessário observar a alimentação, as condições climáticas, o emocional e, para a satisfação dos brasileiros, é necessário um condicionador para complementar o tratamento.

Fonte: Schwartz, J.R; Rocchetta, H.; Asawanonda, P.; Luo, F.; Thomas, J.H. Does tachyphylaxis occur in long-term management of scalp sebhorreic dermatitis with pyrithione zonc-based treatments? International Journal of Dermatology, v.48, n.1, p.79-85, January, 2009.

Anúncio

Texto atualizado em 30 de maio de 2016.

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.