UE bane definitivamente cinco parabenos de cadeia longa

publicado

De acordo com a nota no site da revista internacional Happi Magazine, a Comissão Europeia vai banir definitivamente os seguintes parabenos de cadeia longa a partir de fevereiro de 2014: isopropilparabeno (isopropylparaben), isobutilparabeno (isobutylparaben), fenilparabeno (phenylparaben), benzylparabeno (benzylparaben) e pentilparabeno (pentylparaben).

Relembre o que já Cosmética em Foco já postou sobre parabenos aqui, aqui e aqui. São três postagens de momentos diferentes que se complementam.

Opinião do autor: nada muda para os parabenos de cadeia curta como o metilparabeno (methylparaben), etilparabeno (ethylparaben), propilparabeno (propylparaben) e butilparabeno (butylparaben), que continuam permitidos para uso em cosméticos. Sobre suas supostas ações nocivas, este documento resumido e em linguagem simples (em inglês) destaca sobre a atividade estrogênica dos parabenos que “alguma atividade similar a hormônio foi de fato demonstrada para os parabenos, mas esta atividade é de milhares a milhões de vezes mais fraca que os hormônios naturais”.  E este documento (em inglês) não recomenda o uso de parabenos em crianças abaixo de 6 meses de idade.

Anúncio

Por Gustavo Boaventura

Criador e Diretor de Conteúdo. Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares. É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.