Ultra Violet a cor do ano de 2018

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Como acontece anualmente, Pantone divulgou no final de 2017 a cor do ano de 2018: PANTONE 18-3838 Ultra Violet.

A seleção da cor do ano não é uma decisão mística na qual os profissionais da empresa escolhem uma cor específica e decidem que aquela será a cor do ano. Não é assim que acontece! Eles observam a cor aparecendo ao longo de períodos anteriores e observam que é uma cor que vem crescendo e ganhando destaque globalmente.

Ultra Violet Pantone 18-3838 é a cor do ano de 2018
Ultra Violet Pantone 18-3838 é a cor do ano de 2018
Foto: Divulgação.

A cor do ano de 2017 (Greenery) simbolizava a necessidade de se reconectar com a natureza, de expressar paixão e redefinir o que é sucesso e felicidade do nosso próprio modo. Assim, a cor do ano de 2018 vai um passo além em direção ao futuro e nossas aspirações para o que ainda está por vir. Ultra Violet ilumina o caminho dos mistérios do cosmos e das dúvidas do que está adiante; das descobertas do onde estamos hoje e a inspiração para onde vamos. Tem uma qualidade espiritual, metafísica, e de capacidades psíquicas, de conexão entre a mente e o universo.

É uma cor que inspira a criação e a criatividade. Também podemos pensar no Ultra Violet como uma cor da transformação, uma vez que a natureza exibe uma infinidade de flores nessa tonalidade e que passam de um estágio inerte e imperceptível ao encantador visual das flores desabrochadas. Há muito mais flores roxas na natureza do que de qualquer outra cor. Se a natureza migra do Greenery para o Ultra Violet, então por que também não podemos fazer o mesmo?

ultra violet nas embalagens cosméticas
Foto: divulgação.

Ultra Violet é mais do que a cor do ano de 2018

Para Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute, “A Cor do Ano Pantone chegou para significar muito mais do que o que é tendência no mundo do design, ela é na verdade um reflexo do que é necessário no mundo de hoje”.

Como as pessoas ao redor do mundo estão mais fascinadas com as cores e já compreendem a habilidade que as cores têm de transmitir mensagens e significados profundos, os profissionais que trabalham com cor devem se sentir inspirados e influenciados pela Ultra Violet. A cor do ano de 2018 é um momento no tempo que promove direcionamento estratégico para o mundo de tendências e do design.

Estamos falando da cor mística, do sobrenatural, do futuro; de uma cor que representa mindfulness.

A cor do ano de 2018 nos cométicos

Quando se fala em cor, todos os profissionais já pensam logo nas cores dos produtos, mas a grande maioria se esquece que nossa indústria é grande consumidora de cores em materiais de embalagem e rotulagem!

ultra violet nos cosmeticos
Foto: Divulgação.

Nesse contexto, o Ultra Violet oferece mais complexidade e nuance com apelo à originalidade. Então a tendência é que os materiais de embalagem com a cor do ano de 2018 se tornem mais sofisticados. Já para os rótulos, espera-se que essa cor harmonize com um sentimento multidimensional. Os tons de Ultra Violet estão cada vez mais presentes em materiais de embalagem, rotulagem e design de material publicitário por transmitir luxo no universo da beleza.

Já para os produtos, o Ultra Violet se torna um toque quase mágico de espiritualidade e beleza na criação de looks expressivos. A natureza profunda e complexa dessa cor se adapta bem em diferentes combinações e misturas.

Um toque violeta fosco singular nos lábios ou nas unhas é uma afirmação ousada de não conformidade, enquanto as misturas com metálicos e brilhos em Ultra Violet transformam os olhos na janela para o cosmos.

Os tons roxos nos cabelos continuam a elevar os estilos das ruas como símbolo de expressão criativa.

Em uma paleta de cores mais completa, o Ultra Violet complementa e encoraja outras cores ao adicionar complexidade e mistério.

Gustavo Boaventura

Gustavo Boaventura

Diretor de Conteúdo
Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com foco no consumo de cosméticos masculinos. Experiência em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos capilares.
É o idealizador e criador do Cosmética em Foco e escreve desde 2007.

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